2 abril 2024

Arcebispo de Braga convoca para momentos de Adoração Eucarística

Paróquia de Santa Cecília de Ocua (Moçambique)
Fotografia DR

DM

Serão atribuídos a cada Arciprestado 4 ou 5 dias, para que numa ou em várias Igrejas aconteça Adoração Eucarística permanente (dia e noite)

O Arcebispo Metropolita de Braga incentivou os cristãos, leigos e religiosos, na Missa do Domingo de Páscoa, a participaram nos momentos de adoração Eucarística contínua na Arquidiocese, com vista à preparação do 5.º Congresso Eucarístico Nacional que se irá realizar em Braga de 31 de maio a 2 de junho.

D. José Cordeiro referiu que esta é uma “gigantesca rede de adoração eucarística sinodal, samaritana e missionária”, que irá percorrer os 13 Arciprestados por ordem alfabética, cruzando ainda com as religiosas de vida contemplativa.

“Apenas na adoração, só diante do Senhor, é que recuperamos o gosto e a paixão pela evangelização. E, curiosamente, perdemos a oração de adoração; e todos, sacerdotes, bispos, consagradas, consagrados têm de a recuperar: recuperar aquele permanecer em silêncio diante do Senhor”, sublinhou o prelado, citando o Papa Francisco.

A Adoração Eucarística iniciou-se ontem – segundo dia da oitava da Páscoa – na paróquia de Santa Cecília de Ocua (Moçambique), onde a Arquidiocese de Braga tem uma equipa missionária no âmbito de um acordo de cooperação missionária com a Diocese de Pemba, e vai prolongar-se até à véspera da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.

De hoje até ao dia 6 de abril acontecem momentos de Adoração Eucarística em igrejas do Arciprestado de Amares e Terras de Bouro.

Vigília e Adoração Eucarística na Arquidiocese de Braga

No programa de preparação para os Congressos Eucarísticos, que vão decorrer no ano 2024, um dos aspetos que se propõe para a Arquidiocese de Braga é, desde o dia seguinte ao I Domingo de Páscoa até à véspera da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo (a 30 de maio), o envolvimento de todos os Arciprestados, para que haja Adoração Eucarística contínua em toda a Arquidiocese.

Serão atribuídos a cada Arciprestado 4 ou 5 dias, conforme a listagem abaixo, para que numa ou em várias Igrejas aconteça Adoração Eucarística permanente (dia e noite).

A Adoração iniciou com uma Vigília de Oração pelos Congressos Eucarísticos, publicada pelo Secretariado Nacional de Liturgia, às 21h do primeiro dia, prolongando-se a Adoração até às 21h do último, de tal modo que ao ser concluída num Arciprestado continue noutro e assim sucessivamente durante todo este tempo.

1 e 2 -Religiosos de Vida Contemplativa

2 a 6 - Arciprestado de Amares / Terras de Bouro