Arquidiocese de Braga -

13 maio 2024

Aldreu revitaliza Lausperene paroquial

Fotografia Antonio Garcia - Unsplash

Pe. Sampaio Viana

Adoração decorre a 16 de junho

A comunidade paroquial de S. Tiago de Aldreu, do arciprestado de Barcelos, vai revitalizar o lausperene paroquial, que se não realiza há cerca de 30 anos. Este é já um dos frutos do Quinto Congresso Eucarístico Nacional, pois foi a proximidade da realização do congresso que levou o pároco a tomar a iniciativa da revitalização do lausperene.

Em reunião com os Ministros Extraordinários da Comunhão e com os catequistas, ficou apontado o dia 16 de junho, domingo, para se realizar o lausperene, a começar com a Missa de abertura, às 09h55, e terminar às 19h00, com a bênção do Santíssimo Sacramento.

Para se conversar sobre o que é o lausperene e como deve ser organizado, foram convocados para uma reunião, no passado sábado, dia 11 na igreja paroquial, todos os cantores dos três grupos paroquiais, os Ministros Extraordinários da Comunhão, os catequistas, as zeladoras dos altares e os membros do Conselho Económico Paroquial, tendo comparecido cerca de 20 pessoas.

Postos ao corrente do que são o lausperene diocesano e paroquial e quais os objetivos do mesmo, os presentes concordaram em passar o lausperene do dia 27 de dezembro para o terceiro domingo do mês de junho; que, para já, inicie com a Eucaristia, às 09h55, e se prolongue até às 19h00, terminando com a bênção do Santíssimo Sacramento; concordaram com a distribuição dos Ministros Extraordinários da Comunhão, catequese paroquial, os lugares da freguesia e cantoras pelos diversos turnos de adoração.

Espera-se que o dia 16 de junho seja uma grande jornada de adoração ao Santíssimo Sacramento. Todas as pessoas de Aldreu estão convidadas a participar. Naturalmente que poderão estar em mais que um turno de adoração.