19 maio 2024

Igreja Paroquial de Fragoso, Barcelos
Fotografia DR

DACS com Pe. Sampaio Viana

António Vieira começou o serviço de sacristão com dez anos de idade

O Bispo Auxiliar de Braga, D. Delfim Gomes, preside, no próximo dia 11 de agosto, às 16h30, na igreja paroquial de S. Pedro de Fragoso, arciprestado de Barcelos, à Eucaristia comemorativa dos 75 anos de dedicação e serviço de sacristão de António Gomes Vieira.

Durante a Visita Pastoral efetuada àquela comunidade paroquial, no ano passado, o prelado prometera que estaria presente para se associar às comemorações e, apesar de presidir, no dia 11 de agosto de manhã, à peregrinação do arciprestado de Barcelos ao santuário de Nossa Senhora da Franqueira, vai cumprir com a sua promessa.

Tendo agora 85 anos de vida, António Vieira começou o serviço de sacristão com dez anos de idade, que só interrompeu por um mês, quando esteve internado no hospital.

No dia 11, a paramentação é feita no espaço escutista, de onde sai o cortejo litúrgico para a igreja paroquial, aberto pela fanfarra dos escuteiros de Fragoso, e nele integram-se, além de D. Delfim Gomes, o cónego Joaquim Félix, natural de Fragoso, o pároco local, P. Manuel de Brito Ferreira e demais sacerdotes de Fragoso e de outras localidades.

Terminada a Eucaristia, faz-se novo desfile até ao espaço escutista, onde tem lugar um jantar convívio.

Às 15h, tem início o lançamento de 75 morteiros em homenagem aos 75 anos de serviço do sacristão.