29 maio 2024

Carta do Santo Padre ao Enviado Especial à Celebração do 5.º Congresso Eucarístico Nacional em Portugal

Papa assina um documento
Fotografia Vatican News

Ao nosso venerando irmão
JOSÉ S. R. E. Card. TOLENTINO DE MENDONÇA
Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação

Veneramos o mediador do Testamento Novo que, na mesa da Sagrada Ceia, não se duvida se oferece ao género humano, sob espécies diferentes, oculto somente em sinais e não na realidade, para que, pela sua morte oferecida em redenção das insuficiências existentes no Anterior Testamento, recebamos a promessa da herança eterna (cf. Heb 9, 15), e nesse sacramento admirável, deixado como memorial da Paixão do Senhor, sintamos em nós o fruto da redenção (cf. Missal Romano, Santíssimo Corpo e  Sangue de Cristo, coleta).

Sustentados em Deus com este penhor, aplicando-nos ao estudo das necessidades da Igreja universal, grandemente nos alegramos com o V Congresso Eucarístico Nacional de Braga, em Portugal, a celebrar em breve. Aproveitando, pois, ocasião tão importante, queremos assentir, com todo o gosto, ao pedido do nosso venerando irmão José Ornelas de Carvalho, Bispo de Leiria-Fátima e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, que nos solicitou, com tanto empenho, que esta reunião possa ser enriquecida com a presença e a palavra de alguma figura eminentíssima que represente a nossa pessoa e manifeste o nosso amor para com a comunidade aí reunida.

Voltamos, pois, nosso venerando irmão, a nossa mente para ti que estás bem informado das circunstâncias culturais, sociais e religiosas da pátria, e por isso nos parece estares mais que apto para que, representando-nos aí, manifestes a nossa proximidade com essa assembleia, adornando esse encontro com a tua presença e a tua palavra. Escolhemos-te, portanto, para seres nosso Delegado e, com esta carta, te nomeamos nosso Enviado Extraordinário para o mencionado V Congresso Eucarístico Nacional de Portugal, que será celebrado entre o dia 31 de maio e o dia 2 de junho.

Benevolamente, te conferimos o poder de, estando presente nessa ocasião, saudares e abençoares, em nosso nome, essa assembleia, as autoridades públicas e todos os fiéis. Exortá-los-ás a que, por intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, que é Mãe e Medianeira da graça, fonte de salvação e guarda da fé, dispensadora do espírito de caridade e do dom da unidade, comungando com simplicidade de coração na fração do pão e nas orações (cf. At 2, 46) e perseverando na doutrina dos Apóstolos, uma só fé ilumine o género humano e a caridade o unifique (cf. Missal Romano, prefácio II da Santíssima Eucaristia). Além disso, encomendamos, ao mesmo tempo, às orações de toda a assembleia aí reunida o nosso exigentíssimo ministério petrino.

Ao outorgarmos a ti, nosso venerando irmão, o encargo de transmitir a bênção a todos os que estiverem presentes na celebração, acompanhamos a tua delegação com ardentes preces, suplicando ao Deus de misericórdia que os fiéis colham abundantes frutos do fervor deste encontro.

Roma, São João de Latrão, dia 22 do mês de maio do ano do Senhor 2024, décimo segundo do nosso Pontificado.

Francisco