1 junho 2024

Avenida central iluminou-se para uma bela Festa Mariana

Fotografia DACS

DM - Francisco de Assis

A Avenida Central de Braga, iluminou-se ontem para acolher o terço de encerramento do Mês de Maria e uma bela e sentida Festa Mariana, eventos integrados no 5º Congresso Eucarístico Nacional, que termina amanhã, em Braga. A celebração, com várias centenas de pessoas, muitos delas participantes do Congresso, foi presidida por D. Francisco Senra Coelho, Arcebispo Metropolita de Évora.

Depois de alguma espera da Imagem da Virgem, que vinha do Sameiro, a celebração começou com atuação de um grupo de crianças do Colégio D. Diogo de Sousa, que cantou o hino do Congresso Eucarístico. Uma canção acompanhada por grande parte dos presentes.

Seguiu-se a atuação de outro grupo de adolescentes, cantando e dançando a música “Into My Arms” [Nos meus braços], de Nick Cave.

Na “bela noite” como foi cantada pelos jovens, as várias centenas de peregrinos, muitos bispos de todo o país, colocaram nos braços da Virgem Mãe, a Senhora do Sameiro, as muitas preocupações que afligem a humanidade, para que ela as leve a Jesus.

Entre as preces estiveram o fim das guerras, a fome e os egoísmos que vão deixando a humanidade indiferentes aos problemas e dores do próximo.

Durante o terço e toda a festa, também se rezou pelos bons frutos deste Congresso Eucarístico Nacional, que está a acontecer em Braga.

Aliás, toda a Igreja Portuguesa e até o Papa estão confiantes nos bons frutos deste grande encontro sobre a eucaristia. Recorde-se que, na mensagem, Francisco acredita que este possa ser um passo em frente na Igreja.

O terço de encerramento do mês de Maria foi presidido por D. Francisco Senra Coelho que, antes do início benzeu as muitas velas acesas na cerimónia mariana.

Na celebração estiveram dezenas de bispos portugueses, que estão em Braga para o Congresso.

De referir que para muitos deles é um regresso a Braga, como são os casos de D. Roberto Rosmaninho; D. Antonino Dias, D. Nuno Almeida, e o próprio D. Francisco Senra Coelho.

A cerimónia terminou com nova atuação de alunos do Colégio D. Diogo de Sousa, que cantaram e dançaram a “No Longer Slaves” [Não Mais Escravos”, de Jonathan David e Melissa Helser. Como não poderia deixar de ser, as canções marianas dominaram toda a cerimónia festiva, sem deixar de ser intensamente vivida pelos fiéis e congressistas.