Arquidiocese de Braga -

1 junho 2024

Procissão Arciprestal do Corpo de Deus interpelou fiéis ao encontro com Jesus Eucaristia

Fotografia Arciprestado de Famalicão

Departamento Arciprestal da Comunicação Social-Famalicão

Na passada quinta-feira, dia 30 de maio, Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, realizou-se em Vila Nova de Famalicão a já tradicional Procissão Arciprestal do Corpo de Deus. Durante a celebração, os fiéis foram interpelados “ao encontro íntimo com Jesus Eucaristia, centro da nossa vida”.

A celebração, que iniciou com um momento de Adoração Eucarística, às 17h30, na Igreja Nova Matriz, foi presidida pelo Arcipreste de Vila Nova de Famalicão, o Pe. Francisco Carreira. Além disso, contou também com a presença de inúmeros sacerdotes do Arciprestado, de várias comunidades paroquiais do mesmo (representadas pela Cruz paroquial e círios, Bandeiras do Santíssimo Sacramento ou do Sagrado Coração de Jesus e Turíbulo), assim como de um grande número de fiéis que quis juntar-se a esta manifestação de fé e de amor a Jesus Sacramentado. 

Deste modo, diante do Santíssimo Sacramento, e a partir da escuta da Palavra de Deus, todos os fiéis foram desafiados a deixar-se encontrar por Jesus, repousando a vida na Sua presença amorosa. Também um texto da Beata Alexandrina de Balasar ajudou à oração e a um encontro mais íntimo com o Pão da Eucaristia ao lembrar-nos, numa referência a Jesus, que “o tudo desceu ao nada. A grandeza desceu à pobreza. O amor desceu à frieza, à tibieza, à miséria, à indignidade”. O mesmo pensamento acrescenta ainda: “Que grande amor é Jesus. Desceste do mais alto ao mais baixo”.

Depois disso, deu-se início à procissão que percorreu várias artérias da cidade, onde se ouviu, numa manifestação clara e pública de fé, o ecoar alegre e entusiasmado dos cânticos eucarísticos, pois “a divina Eucaristia ilumina a Santa Igreja como o sol de cada dia”. A celebração finalizou junto à Antiga Matriz, com um breve momento de oração em que todos dirigiram as suas preces a Deus e repousarem os seus corações em Jesus presente na Hóstia Consagrada.