5 junho 2024

2º edição da “Aldeias das Religiões”

Fotografia

De 20 a 22 de junho de 2024, em Priscos, no âmbito do Orçamento Participativo 2020, do Município de Braga.

A Paróquia de São Tiago de Priscos, organizou de 25 a 28 de outubro de 2012 a “Aldeia das Religiões”, enquadrada no programa oficial da Capital Europeia da Juventude de 2012. Os testemunhos recolhidos daquele encontro foram cheios de vontade de construir fraternidade. Passados 12 anos voltamos a organizar a 2º edição da “Aldeias das Religiões” de 20 a 22 de junho de 2024, em Priscos, no âmbito do orçamento Participativo 2020, do Município de Braga.

O projeto da “Aldeia das Religiões” pretende promover o encontro e a interação ecuménica e inter-religiosa, à semelhança do que aconteceu no ano de 2012. Partindo do conhecimento e do reconhecimento das diferenças, mas também daquilo que nos une. Acreditamos ser possível vivermos em conjunto num diálogo permanente e em mútua transformação. Conhecer as diferentes vivências religiosas e espirituais, próximas ou distantes, é, antes de mais, um elemento fundamental para uma interação saudável e plural.

Portugal tem cada vez mais pessoas com diferentes religiões e, consequentemente, com tradições e hábitos diversificados. Conhecer e respeitar essas diferenças é fundamental. Pretendemos com esta iniciativa criar um espaço de diálogo que possa fomentar a cortesia espiritual e abertura de coração ao universo do outro. O outro pode pensar de forma diferente de mim, pode ter uma vivência de fé diferente da minha, mas eu devo respeitá-lo e não eliminá-lo. Desta forma, estamos a contribuir para que haja uma trajetória alternativa aos discursos de ódio. Queremos ajudar a construir uma sociedade mais inclusiva e pacífica.

A Aldeia das Religiões é constituída por várias “tendas” que dão a conhecer os princípios fundamentais da fé e da história de cada religião. Cada confissão religiosa presente no evento terá um espaço e lá poderá colocar o que melhor representa a sua religião. Quer os visitantes, quer os habitantes da “Aldeia das Religiões” poderão visitar e conviver nas tendas uns dos outros.

Haverá também dois espaços de convívio: “Tenda do Encontro” e a “Mesa comum”. A “Tenda do Encontro” é um espaço de paragem e passagem onde, no decorrer deste evento, haverá lugar para o diálogo, partilha e convívio. Não há debates, mas sim a oportunidade de cada um falar da sua história, das suas tradições, das suas doutrinas. Será um espaço para conferências, concertos, dança, meditação, dramatizações, apresentação de livros e tertúlias. No programa estão agendados 23 momentos, dinamizados pelas diferentes confissões religiosas presentes no encontro.

A “Mesa comum” é outro espaço de encontro, no qual a mesma comida é servida para vários líderes religiosos, com ementas feitas de acordo com as tradições gastronómicas de cada um: ao pormenor, há jardineira de frango, rissóis de tofu com legumes, pataniscas com massa de feijão, hambúrguer de soja com salada, bacalhau à Brás, salchichas de soja com legumes e bolinhos de bacalhau com arroz primaveril, entre outros pratos.

A entrada é livre. É uma ótima oportunidade para promover uma amizade que apoie a paz e a fraternidade.

Estarão Representadas, nas Aldeia das Religiões mais de 40 confissões religiosas:

Centro Cultural Islâmico do Porto
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Assembleia Espiritual Local dos Bahá'ís de Braga
Comunidade Portuguesa do Candomblé Yorùbá
Igreja Adventista do Sétimo Dia
Igreja Católica Apostólica Romana
Hinduísmo Bhakti Marga
União Budista Portuguesa

Grupo de Trabalho para o Diálogo Inter-religioso (GT DIR) fazem parte deste grupo as seguintes confissões religiosas:
Aliança Evangélica Portuguesa,
Associação Internacional Buddha's Light de Lisboa,