6 junho 2024

Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes

Fotografia Jomarc Nicolai Cala/Unsplash

Comunicação CEP

Nota pastoral de D. Vitorino Soares, Presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios e proposta de oração para este dia

No dia 7 de junho, solenidade do Sagrado Coração de Jesus, decorre o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. Este ano, quando nos preparamos para o grande Jubileu de 2025, o Jubileu da Esperança. O Papa Francisco sugere-nos a centralidade da oração individual e comunitária “para recuperar o desejo de estar na presença do Senhor, de O escutar e de O adorar”. Trata-se de uma atitude, não centrada sobre nós próprios, mas aberta a Deus e aos outros, através da oração que não nos fecha, mas que nos dispõe a acolher a surpresa e a novidade da Esperança de Deus que Se fez humano há 2025 anos.

Ao rezarmos pela santificação dos sacerdotes, avivamos a nossa vocação de cristãos em chave missionária. Fomos chamados não para nós próprios, não para os nossos amigos ou familiares, não para os nossos preferidos, mas para um serviço a todos. É esta visão que nos mantém próximos e pertença do povo a quem somos enviados. Não como superiores ou proprietários dos outros, mas como membros do mesmo rebanho, com quem caminhamos juntos e todos seguidores do Único Pastor, que é Jesus Cristo. A santificação do sacerdote e do pastor passa muito por este sentido, de nos reconhecermos também como ovelhas pela graça batismal, que não nos afasta, mas que nos permite resistir às seguranças mundanas e à tentação do poder. Rezar aproxima-nos mais de Jesus, modelo de pastor e da santificação.

Comunidades, famílias, paróquias, rezemos todos pela santificação dos sacerdotes, pois estamos a rezar pela santificação de todo o rebanho. A oração há de ajudar-nos a permanecer no Senhor e a libertarmo-nos da tentação de perseguir obstinadamente os êxitos pastorais, uma vez que na vida de Jesus estes iam diminuindo à medida que Ele caminhava para a cruz, este sim, sinal universal da esperança que não engana. É na cruz que se renova a santidade e é da cruz que brota a força para seguirmos pelo caminho da santidade, que se alcança no dia a dia e não de uma vez para sempre. Esta é uma luta que nunca está vencida nesta terra. A esperança cristã, a fecundidade da Igreja e a vitalidade do sacerdócio vêm da cruz.

Estejamos todos perto da cruz de Jesus, o nosso Senhor, não para brilhar, mas para nos deixarmos incendiar pelo fogo do amor que sempre abre o caminho para a santidade.

✠ D. Vitorino José Pereira Soares,

Presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios

ORAÇÃO

Senhor Jesus, nossa Esperança,

Dá-nos pastores que, primeiro, sejam cristãos.

Senhor Jesus, nossa Esperança,

Que os pastores que anseiam ser chamados pastores,

cumpram as suas funções de pastores.

Que os pastores digam coisas verdadeiras,

mas que não digam as suas coisas.

Que os pastores alimentem o rebanho,

antes de se alimentarem a si próprios.

Que os pastores fortaleçam as ovelhas mais fracas,

curem as mais doentes e procurem as mais afastadas.

Que os pastores não busquem o seu interesse,

mas o teu.

Que os pastores estejam unidos ao único Pastor que és Tu

e assim haja uma só voz.

Que os pastores se deixem enamorar por Ti

e assim possam dar a vida pelo teu amor.

Senhor Jesus, nossa Esperança,

Que todos os pastores permaneçam abertos

ao “mais” que Tu pedes

e assim sejam marca de santidade.

Ámen.