10 junho 2024

Paróquia de São Bento da Várzea transcreve Regra de São Bento

A Regra de S. Bento. Lisboa, Oficina Ferreiriana, 1728.
Fotografia DR

No contexto da edição 2024 da Festa de São Bento.

No contexto da edição 2024 da Festa de São Bento, cujo dia se comemora a 11 de julho, a Paróquia de São Bento da Várzea, no Arciprestado de Barcelos, programou um par de atividades pastorais. Uma delas consiste na cópia manuscrita da Regra dos Monges, único escrito que se conhece de Bento de Núrsia, padroeiro daquela comunidade. Inspirada no exemplo dos monges copistas, que assim procediam com a Sagrada Escritura nos “scriptoria” dos mosteiros, acabando desta forma por trazê-la gravada no coração, a Paróquia acaba por proceder como o fez há anos atrás com o Evangelho de São Marcos, num outro Ano B do ciclo litúrgico.

Aberta a todos, a actividade, intitulada simplesmente “Transcrevendo a Regra de São Bento”, vai desenrolar-se na semana anterior à Festa (entre os dias 03 e 07 de Julho), na igreja, em mesa devidamente identificada (e decorada), junto ao nicho de São Bento. Com tempo individual de redação fixado no intervalo de uma hora, as inscrições decorrem até ao próximo dia 23, quer no cartório interparoquial, no tempo de atendimento, quer na sacristia da igreja Paroquial, antes ou após as Eucaristias dominicais.

Cada participante, que assinará no final da parte do texto que lhe couber transcrever, vai assim deixar a sua letra para a posteridade, num caderno (peça única) produzido para o efeito na oficina de encadernação do Mosteiro de Singeverga, que desta forma se associa à actividade. O texto será posteriormente ilustrado pelo artista vila-condense Filipe Laranjeira, nomeadamente os capítulos mais emblemáticos, quais sejam, por exemplo, os relativos à obediência dos monges ao Abade, ao valor do silêncio, aos degraus da humildade, à reverência na oração ou à virtude da hospitalidade.

Além desta atividade, a Paróquia de São Bento da Várzea vai no dia 06, em programa dirigido especialmente à catequese, plantar mais uma árvore (no caso, arbusto) no seu pequeno jardim bíblico – o hissopo. Mais um elemento a valorizar a área adjacente à Capela da Tentação de São Bento e à Cápsula do Tempo, que contém textos e desenhos sobre a fé, produzidos pelas crianças e adolescentes em 2011, em pleno Ano da Fé.

No mais, a actividade religiosa e pastoral compreende a Novena a São Bento (02 a 10), as habituais 3 Eucaristias do dia 11 (com o atendimento de Confissão ao Peregrino após as duas primeiras), saindo a Procissão da parte da tarde, às 18h, após a oração meditada do Terço e o Sermão a São Bento, este ano por conta do Cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues.