19 junho 2024

Fotografia DR

Pe. João Torres - Pároco de São Tiago de Priscos

Iniciativa decorre de 20 a 22 de junho

Passados 12 anos da primeira, edição, a Paróquia de São Tiago Priscos volta a organizar a 2º edição da “Aldeias das Religiões” de 20 a 22 de junho de 2024, no âmbito do orçamento Participativo 2020, do Município de Braga. Recorde-se que a primeira edição do evento foi organizada de 25 a 28 de Outubro de 2012, enquadrada no programa oficial da Capital Europeia da Juventude de 2012. Os testemunhos recolhidos daquele encontro foram cheios de vontade de construir fraternidade.

O projeto da “Aldeia das Religiões” pretende promover o encontro e a interação ecuménica e inter-religiosa, à semelhança do que aconteceu no ano de 2012. Partindo do conhecimento e do reconhecimento das diferenças, mas também daquilo que nos une. Acreditamos ser possível vivermos em conjunto num diálogo permanente e em mútua transformação. Conhecer as diferentes vivências religiosas e espirituais, próximas ou distantes, é, antes de mais, um elemento fundamental para uma interação saudável e plural.

Portugal tem cada vez mais pessoas com diferentes religiões e, consequentemente, com tradições e hábitos diversificados. Conhecer e respeitar essas diferenças é fundamental. Pretendemos com esta iniciativa criar um espaço de diálogo que possa fomentar a cortesia espiritual e abertura de coração ao universo do outro. O outro pode pensar de forma diferente de mim, pode ter uma vivência de fé diferente da minha, mas eu devo respeitá-lo e não eliminá-lo. Desta forma, estamos a contribuir para que haja uma trajetória alternativa aos discursos de ódio. Queremos ajudar a construir uma sociedade mais inclusiva e pacífica.

A Aldeia das Religiões é constituída por várias “tendas” que dão a conhecer os princípios fundamentais da fé e da história de cada religião. Cada confissão religiosa presente no evento terá um espaço e lá poderá colocar o que melhor representa a sua religião. Quer os visitantes, quer os habitantes da “Aldeia das Religiões” poderão visitar e conviver nas tendas uns dos outros.

Haverá também dois espaços de convívio: “Tenda do Encontro” e a “Mesa comum”. A “Tenda do Encontro” é um espaço de paragem e passagem onde, no decorrer deste evento, haverá lugar para o diálogo, partilha e convívio. Não há debates, mas sim a oportunidade de cada um falar da sua história, das suas tradições, das suas doutrinas. Será um espaço para conferências, concertos, dança, meditação, dramatizações, apresentação de livros e tertúlias. No programa estão agendados 23 momentos, dinamizados pelas diferentes confissões religiosas presentes no encontro.

A “Mesa comum” é outro espaço de encontro, no qual a mesma comida é servida para vários líderes religiosos, com ementas feitas de acordo com as tradições gastronómicas de cada um: ao pormenor, há jardineira de frango, rissóis de tofu com legumes, pataniscas com massa de feijão, hambúrguer de soja com salada, bacalhau à Brás, salchichas de soja com legumes e bolinhos de bacalhau com arroz primaveril, entre outros pratos.

A entrada é livre. É uma ótima oportunidade para promover uma amizade que apoie a paz e a fraternidade.