11 julho 2024

Peregrinação Arciprestal à Nossa Senhora do Carmo

Fotografia DR

Departamento Arciprestal da Comunicação Social-Famalicão

Celebrando a Igreja o dia de Nossa Senhora do Carmo a 16 de julho, no próximo dia 21, domingo, realiza-se a tradicional Peregrinação Arciprestal ao seu Santuário, na paróquia de Lemenhe, sendo esta a única Peregrinação de cariz Arciprestal que decorre no Arciprestado de Vila Nova de Famalicão.

A peregrinação inicia às 9h30 da manhã na Igreja Paroquial de Lemenhe, de onde segue em direção ao Santuário de Nossa Senhora do Carmo, com a imagem de Maria. Mais tarde, às 11h, será celebrada a Eucaristia, já no Santuário, presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga, D. Delfim Gomes.

No mesmo dia, mas da parte da tarde, às 17h30, tem lugar a oração do Terço, seguida de procissão e imposição do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo.

De resto, e para melhor e mais profundamente se viver esta festa, a preparação para a mesma começa já no dia 12, rezando-se diariamente a Novena de Nossa Senhora do Carmo.

Além disso, o dia 19 será ainda enriquecido pela realização da procissão de velas e no dia 20, entre as 9h e as 11h, será possível celebrar o Sacramento da Reconciliação, “podendo cada um experimentar a alegria do perdão de Deus”.

Deste modo, o Arciprestado de Vila Nova de Famalicão lança o convite a todos os cristãos para que tomem parte desta peregrinação, enfatizando que “aqueles que peregrinam com Maria e até Maria, percorrem, guiados por ela, o “Caminho de Páscoa”, isto é, o “caminho do encontro com Cristo Ressuscitado que somos desafiados a fazer juntos, para que, tal como Nossa Senhora, possamos amar e abraçar com a alegria a missão” de ‘levar Jesus a todos e todos a Jesus’, conforme nos interpela a nossa Arquidiocese de Braga”, afirmam os organizadores.