Arquidiocese de Braga -
10 setembro 2024
Congresso Eucarístico - Acolhimento que gera fraternidade
Departamento Arquidiocesano para a Liturgia
Comitiva portuguesa chegou esta segunda-feira ao Equador
A comitiva nacional foi acolhida, no Equador, por um grupo de voluntários que deu as boas-vindas com um momento de oração de benção para estes dias de Congresso Eucarístico.
Apesar de sinais tão positivos de fraternidade, como este momento de acolhimento, o simpósio começou com uma reflexão do ator Juan Manuel Cotelo (Espanha) sobre o mundo ferido, perante o qual vemos tantas vezes os nossos planos gorados, pois só numa configuração com o plano de Cristo que se entrega totalmente e experiencia o fracasso é que podemos acolher também as feridas do nosso tempo, fazendo-nos sempre pequenos.
Algumas das feridas do mundo de hoje foram refletidas por Rodrigo Guerra (México) e Pabel Muñoz (Equador): injustiça, corrupção, mentira, pobreza, desigualdades, insegurança, violência, egoísmo, ódio, guerras, habitação, fake news, manipulação da fé pela política, falta de cuidado com o ambiente... Perante elas, os cristãos devem manter-se livres em Cristo, para poderem denunciar essas feridas e assim acolher a salvação pela vivência da fraternidade.
Partilhar