Arquidiocese de Braga -

27 setembro 2024

27.º aniversário da Introdução da Causa de Canonização do padre Abílio Gomes Correia

Fotografia DR

Paróquia de São Mamede de Este

Por ocasião do 27º aniversário da Introdução da Causa de Canonização do Servo de Deus Padre Abílio Gomes Correia, a comunidade de São Mamede de Este evocará este grande e incansável Apóstolo da Eucaristia, no dia 28 de setembro, com momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, que iniciarão às 15h, com dois momentos distintos de oração (oração orientada pelos movimentos pastorais paroquiais e uma hora de adoração pessoal em silêncio), terminando com a celebração da Eucaristia às 19h30. 

O processo de canonização do Servo de Deus Padre Abílio Gomes Correia, foi iniciado em 28 de setembro de 1997. Em 2 de fevereiro de 2022, a Congregação para as Causas dos Santos, em Roma, comunicou que o processo do Padre Abílio Gomes Correia, iniciado há 27 anos pela nossa arquidiocese, entrou na fase apostólica ou romana, ou seja, a causa apresentada ficou aprovada e considerada juridicamente válida pelas instâncias da Igreja Universal. Espera-se que no início de 2025 possa ser declarado Venerável. 

Além das obras apostólicas, o padre Abílio quis manifestar no monumento ao Coração Eucarístico de Jesus, por ele idealizado no monte Chamor, que é precisamente na eucaristia que melhor podemos tocar a plenitude do amor do Coração de Jesus, para todos feito dom no Santíssimo Sacramento. 

“A Santíssima Eucaristia é o Céu transladado à terra, para fazer da terra um Céu. Não há Céu fora da Santíssima Eucaristia, há tanto mais Céu, quanto mais Eucaristia.”  (Pe. Abílio Gomes Correia)

 A paróquia de São Mamede de Este, com a colaboração da junta de Freguesia e da Câmara Municipal, procedeu às obras de requalificação e dignificação do monumento do Chamor, favorecendo-o como lugar de encontro de toda a comunidade e espaço propício para a evangelização e celebração da fé. 

Concluídas as obras, realizar-se-á a inauguração desta intervenção no próximo dia 20 de outubro, tendo início às 15h, com uma celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, seguida de um momento de confraternização com toda a comunidade paroquial e autoridades religiosas e civis, envolvidas neste projeto. 


Download de Ficheiros

Cartaz