Arquidiocese de Braga -
11 outubro 2024
E depois de um mês do Congresso Eucarístico Internacional?
Departamento Arquidiocesano para a Liturgia
Há um mês acontecia em Quito (Equador), o 53.º Congresso Eucarístico Internacional, que contou com a delegação portuguesa, com a presença de 22 elementos oriundos das dioceses do Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Porto, Viseu e Ordinariato Castrense.
O contexto vivido neste Congresso Eucarístico sublinhou a urgência da fraternidade para curar o mundo. São vários os países da América Latina e de outros continentes que sofrem internamente com a instabilidade sociopolítica.
O Congresso Eucarístico foi um momento de graça que nos permitiu reavivar o dom de Deus e reconhecer que todos os seres humanos de todos os povos, abraçados pelo amor eucarístico que brota do Coração de Cristo, somos irmãos, filhos do mesmo Pai, construtores de fraternidade. Fraternidade entre os seres humanos e fraternidade com a criação.
No ambiente em nos inserimos, de quando em vez, ouvia-se um cântico muito típico do Equador “Dios de amores, Santa Eucaristía”. Impelido por esta melodia, o Monsenhor António Cartageno, da diocese de Beja e membro da delegação, depois de terminar a adaptação da mesma, pediu ao Coro do Carmo de Beja a colaboração, que gentilmente se prontificou a estudá-la e a fazer a gravação áudio. É, num sentido de partilha e de comunhão que se partilha o trabalho realizado:
Vídeo
Partitura
Áudio
No final do 53.º IEC foi anunciado que o próximo Congresso Eucarístico Internacional será realizado em Sydney no ano de 2028. Na sequência desta feliz notícia, o Arcebispo de Sydney publicou uma carta pastoral (disponível para download) para explicar o itinerário que se pretende fazer na preparação, na vivência e na sequência deste evento que acontecerá na Austrália.
Download de Ficheiros
Titulo
Partilhar