14 outubro 2024

Arcebispo de Braga deseja que pastorais universitária, jovens e vocacional andem juntas

Fotografia DM

DACS com DM - José Carlos Ferreira

O Arcebispo Metropolita de Braga desejou ontem que as pastorais universitária, de jovens e vocacional não sejam estanque, mas que andem juntas sem se separarem uma das outras.

O desejo foi manifestado por D. José Cordeiro no início dos trabalhos do Conselho Arquidiocesano de Pastoral de Jovens que decorreu no sábado, 12 de outubro, em Braga.

“Gostaria, neste sonho mais alargado, que a Pastoral de Jovens, Pastoral Universitária e Pastoral Vocacional andassem juntas. São três irmãs gémeas que não se podem separar uma das outras. É como a Fé, Esperança e Caridade”, disse.

O prelado defendeu mesmo um trabalho com «as belas experiências» que existem, como o CAB dos Jesuítas e outros institutos, movimentos e grupos, para juntos realizarem o caminho. “Só assim vale a pena, só assim teremos futuro e continuaremos juntos como peregrinos de esperança”, acrescentou. Na sua intervenção, o Arcebispo Metropolita de Braga sustentou a necessidade de se aproveitar todos os momentos para despertar e cativar os jovens. “Nós sabemos hoje que os jovens estão a crescer sem Deus e sem Igreja. Mas é interessante que não estão a crescer contra Deus e contra a Igreja. É o próprio Jesus que diz que, quem não é contra nós, é a nossa favor. Então, temos aqui um campo”, disse. D. José Cordeiro vincou que, apesar de se notar que os jovens estão a crescer sem a Igreja, a verdade é que eles estão presentes em grande número nas peregrinações e nas manifestações religiosas, sem estes momentos importantes para os cativar.

Falando à margem da reunião, o assistente da Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Braga, o padre Rúben Cruz, explicou que este encontro teve essencialmente dois objetivos. O primeiro foi realizar um primeiro contacto com todas as equipas arciprestais, movimentos e congregações com expressão na pastoral juvenil na Arquidiocese de Braga. Neste momento, para além da intervenção do Arcebispo Metropolita de Braga, falou também o padre Nelson Faria, s.j, responsável da Pastoral Juvenil nos Jesuítas a nível nacional, que apresentou os desafios da Pastoral Juvenil. O segundo objetivo deste encontro, acrescentou o padre Rúben Cruz, foi a apresentação do Plano Pastoral delineado pelo Departamento da Pastoral de Jovens, composto por três grandes objetivos, complementados por três eixos de ação, e explicar a forma articulada entre o trabalho das equipas arciprestais em conjunto com os institutos e movimentos e ligações às equipas da arquidiocese, nacional e internacional.