Arquidiocese de Braga -

7 novembro 2024

Bispo Auxiliar de Braga participou em Encontro Ibérico sobre comunicação na Igreja

Fotografia ECCLESIA

DM - Redaçao/Ecclesia

D. Delfim Gomes esteve em Las Palmas, com Comissões Episcopais de Comunicação Social

O Bispo Auxiliar de Brga, D. Delfim Gomes, participou no Encontro Ibérico das Comissões Episcopais de Comunicação Social, que decorreu em Las Palmas, Espanha. No evento, que acabou ontem, os membros das Comissões Episcopais de Comunicação Social de Portugal e Espanha afirmaram que a “proximidade com os jornalistas é uma área decisiva”, assim como a aposta no “continente digital” como ambiente para a comunicação institucional.

“É preciso promover o encontro e dar a melhor informação de que dispomos, servindo assim a instituição, os meios de comunicação e a sociedade”, afirmam os bispos nas conclusões do Encontro Ibérico deste ano, que decorreu desde segunda-feira, em Las Palmas.

A iniciativa, que se concluiu ontem, teve como tema ‘Comunicação Institucional na Igreja’. Para os participantes, “é decisivo manter uma atenção particular ao continente digital, como lugar de comunicação institucional”, certos de que estar presente nesse contexto permite partilhar a identidade da Igreja Católica “com todas as pessoas”.

O encontro contou com a presença dos bispos que fazem parte das duas Comissões Episcopais, assim como de Laura Daniele, responsável pela relação com a imprensa da Cáritas Espanhola, e Diogo Belford Henriques, consultor em comunicação institucional, em Portugal; os jornalistas locais Mayer Trujillo, diretor da Rádio Canárias, Fernando Canellada, subdiretor do jornal La Provincia e Juan José Laforet, cronista de Gran Canaria e de Las Palmas de Gran Caná-
ria.

No debate sobre o tema da comunicação institucional na Igreja Católica, acentuou-se a promoção de uma “comunicação positiva que evite comparações, assuma responsabilidades, faça pedidos sem impor e não julgue os outros!”.

Comunicação autêntica implica verdade

Os participantes consideram também que a “comunicação autêntica implica verdade e reforça a necessidade de transparência na comunicação institucional para dar visibilidade ao que a Igreja é e faz”, onde as “histórias reais” têm um papem determinante.

A “dimensão pastoral” do trabalho na comunicação institucional da Igreja foi também referida, como forma de “atender às dificuldades que os jornalistas enfrentam na realização do seu trabalho”.

De referir que a próxima edição vai decorrer nos primeiros dias de novembro de 2025, na Diocese do Funchal, em Portugal.

A tragédia que assolou Valência, em Espanha, mereceu a oração dos participantes.