Arquidiocese de Braga -
27 dezembro 2024
Comunicado após a reunião com pais do Colégio D. Diogo de Sousa
A Arquidiocese agradece o ambiente cordial e sincero com que decorreu a reunião.
No final da tarde de hoje realizou-se uma reunião com um grupo de duas dezenas de pais e encarregados de educação, que embora não tenham sido nomeados como representantes, não deixam de ser representativos das inquietações que afligem, neste momento, todos os pais dos alunos do Colégio D. Diogo de Sousa (CDDS). Esta reunião foi orientada pelo Bispo Auxiliar de Braga, D. Delfim Gomes, pelo Reitor do Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo, Cón. Vítor Novais e pelo Ecónomo Arquidiocesano, Pe. Miguel Simões.
Antes de mais, a Arquidiocese agradece o ambiente cordial e sincero com que decorreu a reunião. Depois, dirige a todos uma mensagem clara e objetiva acerca do que foi debatido, reiterando o papel central que todos desempenham no projeto educativo do CDDS.
Da reunião destaca-se o seguinte: o compromisso em garantir a continuidade do Projeto Educativo que caracteriza o CDDS. Ao contrário do que foi propalado, as mudanças em curso não constituem uma alteração da pedagogia vigente no Colégio. O novo “Regulamento de funcionamento e governo dos Estabelecimentos de Ensino de que o Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo é titular” (disponível em www.arquidiocese-braga.pt) está ancorado nos princípios da Educação Integral Cristã Católica, equilibrando a formação académica de alta qualidade com o desenvolvimento humano e espiritual dos alunos, não se podendo equiparar a outros modelos de escola. Esta continuidade reforça a identidade e a missão do Colégio, preparando as crianças, adolescentes e jovens para os desafios de um mundo em constante transformação, sem abdicar dos valores que nos definem.
Em segundo lugar, desde o início deste processo, nunca esteve prevista nenhuma mudança nos documentos orientadores e reguladores da vida escolar do CDDS: Ideário, Projeto Educativo, Projeto Curricular de Escola, Plano Anual de Atividades e Regulamento Interno.
A Arquidiocese reafirma o compromisso de que o CDDS continuará a ser uma escola de referência, fiel à matriz católica, orientada por princípios éticos e pedagógicos sólidos e sempre empenhada no desenvolvimento integral dos alunos.
A Arquidiocese continua disponível para esclarecer quaisquer questões que possam surgir, contando com a vossa confiança, na esperança de juntos – família, professores e colaboradores – continuarmos a construir o futuro dos vossos filhos. Mais afirma que em breve será tornada pública a constituição dos órgãos de gestão, nomeadamente o Diretor Pedagógico e o Diretor Administrativo, e os órgãos de supervisão do CDDS. Além disso, a nova direção estará disponível para reunir com todos os pais e encarregados de educação que o solicitarem.
Braga, 27 de dezembro de 2024
A Arquidiocese de Braga
Download de Ficheiros
Regulamento
Partilhar