Arquidiocese de Braga -
20 janeiro 2025
Peregrinação Jubilar foi momento de grande intensidade espiritual
Mais de 700 peregrinos rumaram de Fafe à Sé Primaz
A Peregrinação Jubilar do Arciprestado de Fafe foi um momento de grande intensidade espiritual que reuniu na Sé Primaz mais de sete centenas de peregrinos. D. José Cordeiro deixou a todos uma palavra de ânimo e de esperança para viver o ano jubilar durante o qual todos os arciprestados bracarenses peregrinarão à Catedral.
A celebração centrou-se no canto do Akathistos, um hino em honra da Mãe de Deus, esplendidamente executado pelo Grupo Coral de Santa Eulália de Fafe e do Sagrado Coração de Jesus, dirigidos pela Verónica Costa. A assembleia, guiada pelo Bruno Pinto, participou ativamente com a ajuda da publicação em livro disponibilizada a todos pelo arciprestado.
Nas palavras de dirigiu após a proclamação da Palavra de Deus, o Arcebispo Metropolita saudou todos os que, numa tarde de chuva copiosa, se deslocaram a Braga em diversos meios de transporte (carros particulares, autocarros e motos, como foi o caso do grupo motard Asfalto Friends, que recebeu um especial bênção). Depois, deu conta da oportunidade que a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e a própria Catedral dedicada a Santa Maria concedeu para a escolha do canto do hino de origem bizantina.
À celebração, para lá dos párocos e diáconos do arciprestado, uniu-se o presidente de Câmara, Antero Barbosa.
No final, antes da bênção, o arcipreste agradeceu a todos pela excelente mobilização e convidou a assembleia a visitar a Catedral, as capelas do Reis, de S. Geraldo, da Glória e de Nossa Senhora da Piedade, bem como o Coro Alto e o Tesouro Museu da Sé.
Partilhar