Arquidiocese de Braga -
20 fevereiro 2025
Academia Artística Carlo Acutis do Luxemburgo canta e dança a Encíclica Laudato Si

António Pires - Arciprestado de Cabeceiras de Basto
Depois de há dois anos terem marcado presença em Cabeceiras de Basto por ocasião das Pré-Jornadas Mundiais da Juventude, um grupo de jovens da Arquidiocese do Luxemburgo, que fazem parte da Companhia Artística Carlo Acutis, regressou novamente à nossa Arquidiocese de Braga e ao nosso Arciprestado de Cabeceiras de Basto, desta vez para apresentarem o Espetáculo Musical Laudato Si. Mais do que um evento cultural, esta visita reforçou os laços de amizade e fé que nos unem, numa verdadeira expressão da comunhão em Cristo.
Neste verdadeiro intercâmbio de fé e amizade o primeiro dia desta foi marcado pela atuação em Braga. O Espetáculo Musical Laudato Si, que decorreu no Auditório Vita na noite de sábado, dia 15 de fevereiro, fechou em grande o 1º Encontro Jubilar, organizado pelo Departamento Arquidiocesano da Pastoral de Jovens de Braga. Foi grande o número de jovens que quiserem viver esta experiência Jubilar e assistir a este Musical.
Já no Domingo, os jovens do Luxemburgo começaram o dia com a participação e dinamização na Eucaristia na Igreja Matriz do Arco de Baúlhe. Nesta Eucaristia participaram os jovens de todo o Arciprestado de Cabeceiras de Basto. Após a Eucaristia e o almoço, tivemos então, a meio da tarde, no Pavilhão Gimnodesportivo do Arco de Baúlhe, a tão desejada atuação destes nossos amigos. Foi um momento belo que transmitiu emoção e que tocou certamente o coração de cada um daqueles que não quiseram perder tão maravilhoso espetáculo. Depois da atuação o grupo, juntamente com alguns jovens da Pastoral Juvenil do Arciprestado, fizeram um momento de oração no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, junto da imagem e relíquia do Beato Carlo Acutis. Para que este dia fechasse com ‘chave de ouro’, terminamos com um jantar entre os nossos jovens e os jovens do Luxemburgo, seguindo-se depois um pequeno momento de animação entre todos.
No último dia desta fantástica experiência, os jovens do Luxemburgo tiveram a oportunidade de conhecer a cidade de Guimarães. Da parte da manhã conheceram um pouco da zona histórica, onde visitaram a Torre da Alfândega e a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira. Já da parte de tarde foram com grande entusiasmo visitar o Castelo e o Paço dos Duques de Bragança, terminando depois a tarde com uma visita ao Santuário de Nossa Senhora da Penha, onde rezamos e agradecemos por tudo a Nossa Senhora.
Este reencontro é o reflexo de uma amizade, que se cultivou e tem vindo a crescer mesmo com a distância que nos separa, sempre enraizada nos valores do Evangelho e na vivência do amor fraterno. Agradecemos por isso, a todos aqueles que tornaram possível este reencontro, desde a Arquidiocese de Braga e o Departamento Arquidiocesano da Pastoral de Jovens de Braga assim como a Câmara Municipal de Cabaceiras de Basto, ao Arciprestado de Cabeceiras de Basto, à Equipa da Pastoral Juvenil e também a Delegação da Cruz Vermelha do Arco de Baúlhe pela forma como receberam e trataram este grupo do Luxemburgo, nunca deixando que alguma coisa lhes faltasse.
Fica a certeza de que continuaremos a trilhar este caminho juntos, guiados pela esperança e pelo amor. Que seja este encontro mais um capítulo de uma amizade que, como diz o Papa Francisco, não conhece fronteiras e se faz presente onde há corações abertos ao outro.
Partilhar