Arquidiocese de Braga -
25 fevereiro 2025
Museu Pio XII entrelaça o Minho e Galiza na Páscoa pintada por Ana Maria Álvarez

Museu Pio XII
No próximo dia 5 de março, às, 16h, será inaugurada, no Museu Pio XII, a exposição de pintura “Cristo de la Veracruz”, com um conjunto de 12 obras, da pintora espanhola Ana Maria Martínez Álvarez.
As pinturas retratam a prisão de Jesus, a apresentação que dele faz Pilatos a todo o povo, a atitude misericordiosa de Verónica, o coração sofredor da Mãe de Jesus, o consolo do amor de Santa Maria Madalena, a contar a história da paixão, morte e ressurreição de Jesus - mistério pascal para que a quaresma prepara.
A exposição poderá ser contemplada durante toda a Quaresma, nos horários normais de funcionamento do Museu Pio XII, vindo a encerrar-se no dia 26 de abril.
“Os quadros de Ana Maria Álvarez são de um realismo insuperável, perfeitos nos traços, belos na forma. Tudo isso envolto em doçura, em delicadeza, em finura de trato. A anatomia é cuidada com esmero, a paleta cromática é viva (ainda que sem excessos), é chamativa (sem deixar de induzir à contemplação e serenidade)”, destacam os organizadores.
Profundamente religiosa, centrada na temática da fé e, em concreto, no mistério pascal, a obra de Ana Maria Martinez, que nesta exposição se contempla, é “pontífice”: liga a Galiza com o Minho, Espanha com Portugal, dito doutra forma, “a alma dos crentes de lá com a alma dos crentes de cá. E essa fé aparece intensa na Semana Santa, que a artista retrata com maestria. E essa fé vive-se no templo; mas também sai à rua, nas procissões que, em Braga, começam com a ‘da burrinha’. Tudo isso a contemplar nesta exposição”, sublinham.
Partilhar