Arquidiocese de Braga -

7 agosto 2025

Arcebispo de Braga desafia jovens a levarem a alegria e esperança do Jubileu a todos

Fotografia DR

 DM - Jorge Oliveira

O Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro incentiva os jovens da Arquidiocese de Braga que participaram recentemente no Jubileu dos Jovens, em Roma, a serem «portadores da esperança”, como desafia o Ano Santo que a Igreja está a viver.

«Agora, [regressados a casa] sê-de portadores desta alegria e de esperança que nos convidou o Papa Leão XIV. Construamos a paz, que a amizade seja este caminho de paz, juntos no caminho de Páscoa para levar Jesus a todos e todos a Jesus», afirma o Arcebispo, numa mensagem vídeo dirigida aos jovens e aos adultos que os acompanharam.

A participação dos cerca de 1100 jovens da Arquidiocese neste Jubileu representou, nas palavras de D. José Cordeiro, uma renovação do compromisso cristão.

«Foram momentos únicos: a preparação, a própria celebração, a travessia da Porta Santa, a oração, o convívio, a amizade e também o cansaço que nos tornam mais fortes na fé», disse.

Agora, o desafio é transformar essa vivência em testemunho e missão. 

Durante a semana jubilar, vivida sob o lema “Peregrinos de Esperança”, milhares de jovens de 146 países reuniram-se na capital italiana para momentos de oração, reconciliação, diálogo com a cidade, encontros culturais e artísticos, e celebrações marcadas pela alegria e pela fé. Portugal esteve representado por mais de 11 mil jovens, uma das maiores delegações internacionais presentes.

Recorde-se que o Papa Leão XIV marcou presença no evento com palavras de proximidade, escuta e apelo à missão, desafiando os jovens a serem «sementes de esperança» num mundo em transformação.

«Não estamos doentes, estamos vivos», declarou, recordando as palavras do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, em 2023, e exortando os jovens a comprometerem-se com a construção de um mundo «mais humano», inspirado pela fé, pela justiça e por relações verdadeiras.

«Servi os pobres, adorai Cristo, estudai, trabalhai e amai segundo o exemplo de Jesus», apelou o pontífice, na vigília de oração que reuniu no passado sábado centenas de milhares de jovens em Tor Vergata, Roma.

O Papa apelou ainda à superação do consumismo e do materialismo, sublinhando na homilia da Missa conclusiva: «Comprar, acumular, consumir não basta.

Precisamos de levantar os olhos, olhar para cima, perceber que tudo só faz sentido se nos une a Deus e aos irmãos, na caridade e na paz».