Arquidiocese de Braga -
19 setembro 2025
Esperança deve traduzir-se em gestos concretos
DM - José Carlos Ferreira
O Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro, defendeu ontem no encerramento da 10.ª Semana Social promovida pela União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Braga (UDIPSS) que a esperança deve traduzir-se em gestos concretos.
Na Eucaristia a que presidiu no Parque de Sinçães, em Vila Nova de Famalicão, D. José exortou os fiéis presentes, na sua grande maioria utentes de IPSS do distrito, a pensarem mais nos outros do que em si próprios. «Isso pode-nos ajudar a libertar o coração. Essa dimensão social da Eucaristia, da oração, da espiritualidade de sermos para os outros, de sermos parte da solução do bem comum e não do problema», disse. Mas, o prelado chamou também a atenção para a necessidade de pensar naqueles que estão longe e que «precisam mais da ajuda humanitária, de paz, do conforto, do carinho do amor, do perdão».
«Pensamos nas crianças e nos adultos que estão na Faixa de Gaza, na Ucrânia ou em tantos outros lugares do mundo. Pedimos a Deus que ilumine os governantes para que criem as condições de paz, de desenvolvimento integral, onde a justiça, o trabalho, a saúde, a educação possam ser elementos constitutivos para o bem-estar humano e social, para que a esperança se renove no nosso coração e nos corações das pessoas que estão mais aflitas, que sofrem mais», salientou.
Assim, salientou D. José, a esperança deve se traduzir em gestos concretos, lembrando a frase de S. Paulo aos Romanos que foi escolhida pela saudoso Papa Francisco para o Jubileu que a Igreja está a viver: “A Esperança não engana”. «Nós somos filhos e filhas muito amados de Deus e é isso que nos consola», disse.
Balanço
O presidente da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Braga (UDIPSS) garante que esta 10.ª Semana Social ficou devidamente marcada pela aprendizagem que proporcionou. «Nós não podemos parar no tempo. Para o ano teremos mais, sem esquecer que durante o temos ações de formação para sermos mais capazes de cumprir a nossa missão», disse o padre José Antunes.
Partilhar