Arquidiocese de Braga -
20 setembro 2025
Seminário de Coimbra acolhe Jornadas Nacionais de Comunicação Social

DM com Lusa
O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja Católica organiza as Jornadas Nacionais de Comunicação Social, agendadas para os dias 25 e 26 de setembro, a decorrer no Seminário de Coimbra, com o tema “Comunicar sem corantes nem conservantes”, num convite a «valorizar a verdade».
Isabel Figueiredo, diretora do Secretariado, aponta a necessidade de «moderar a linguagem» como «serviço à verdade». «Ainda não atingimos enquanto sociedade, e se calhar também enquanto Igreja, o alerta suficiente para começarmos a pensar como é que lutamos contra isto (agressividade), porque a moderação na linguagem também é muito importante para o serviço da verdade. Eu não sirvo melhor a verdade por ser agressiva, na maneira como eu dou a notícia ou como eu falo; eu também sirvo a verdade na maneira como eu procuro as palavras e sou moderada nas palavras», explica. A responsável assinala a «agressividade» que encontra, «em especial nas redes sociais» e fala num «enorme trabalho a ser feito», tarefa que cabe «também à comunicação da Igreja» e, em especial, dirigida aos mais jovens, fomentando um «discernimento» no consumo nas plataformas digitais. «Precisamos de baixar essa onda de violência em que os próprios católicos muitas vezes caem e os comunicadores têm um trabalho decisivo.
Penso muitas vezes na questão da esperança, afirmada pela Igreja, não como uma pretensão, mas como uma essência da fé. Se não fosse a Igreja a falar de esperança ao mundo, eu não sei muito bem quem é que o faria. Continuar a falar de esperança é permitir que os sonhos continuem», valoriza a diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.
Partilhar