Arquidiocese de Braga -

22 setembro 2025

Renovar: um caminho de vivência e fortalecimento da fé

Fotografia DR

DACS com equipa RENOVAR

A segunda edição do Renovar acontece nos dias 18 e 19 de outubro

“Levar Todos a Jesus” é o mote da segunda a segunda edição do Renovar, que acontece nos dias 18 e 19 de outubro, no Multiusos de Guimarães. O encontro é um momento especial de renovação (espiritual e pastoral) para a Arquidiocese de Braga.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site renovarbraga.pt.

“Com o sucesso da primeira edição, estamos ainda mais entusiasmados para cumprir a segunda parte da visão do nosso arcebispo, D. José Cordeiro: ‘Levar todos a Jesus’”, sublinham os organizadores.

As conferências principais do sábado serão ministradas por Ricardo Zózimo e a Carla Rebelo. 

Durante a tarde, os participantes poderão optar por diferentes workshops, com os seguintes temas: “Mudar: guia prático e apaixonado para paróquias transformadoras (Pe. Paulo Araújo);Alpha Jovens: conversas sobre a fé” (Alpha Portugal);Da Inteligência Emocional à Inteligência Espiritual” (Rita Silva e Pe. Jorge Vilaça); “Ecologia integral: inspirar as paróquias para Cuidar da Casa Comum” (Movimento Laudato Si’);Sycamore: curso informal sobre a fé” (Pe. Sérgio Torres); e “Evangelização 5G: a fé na era dos algoritmos” (Pe. Marcelino Ferreira).

No domingo o será abordado a “Liderança Pastoral: Equipa Paroquial”, com D. Virgílio do Nascimento Antunes (Bispo de Coimbra), Carlos Neves e Celeste Rodrigues. 

O Renovar termina a Eucaristia, seguida do almoço.

Um caminho de vivência e fortalecimento da fé

O Renovar nasceu da necessidade de apoiar e fortalecer os católicos, as comunidades e as paróquias da arquidiocese, no caminho de fé, com inspiração espiritual e ferramentas práticas para a missão evangelizadora adequada aos desafios deste tempo.

O objetivo é promover a vivência do «Caminho de Páscoa», com os seus seis trilhos, seguindo a orientação pastoral que a nossa Arquidiocese propõe até ao ano 2033. 

O evento tem a colaboração do arciprestado de Guimarães e Vizela, para esta renovada oportunidade de partilhar experiências e descobrir propostas concretas de liderança e de dinamização da vida das 552 paróquias da arquidiocese. 

“Todas e todos convidados, todas e todos convocados, com os bispos e os párocos, com os agentes pastorais da diocese e das paróquias, para, juntos e com esperança e entusiasmo, continuarmos a missão que Jesus nos confia: fazei discípulos”, destacam.