Arquidiocese de Braga -
31 outubro 2025
Atividades Arquidiocesanas da IAM Iniciam com o primeiro encontro formativo de Animadores Missionários
Centro Missionário Arquidiocesano de Braga
O Centro Missionário da Arquidiocese de Braga (CMAB) convida animadores/as e futuros animadores/as da IAM – Infância e Adolescência Missionária, catequistas e outros/as animadores/as de grupos de crianças e adolescentes para o encontro formativo de animadores missionários no dia 3 de novembro, às 21h, no Centro Pastoral de Santo Adrião, em Vila Nova de Famalicão.
A formação será dinamizada pelo padre Manuel Faria, sacerdote fidei donun recém-chegado da Paróquia de Santa Cecília de Ocua, na Diocese de Pemba, Moçambique, com o tema “Despertar a Vocação Missionária: histórias de Missão”, com o objetivo motivar e apaixonar os/as animadores/as para a Missão.
A IAM é uma das quatro Obras Missionárias Pontifícias (OMP) que promove a animação e formação missionária das crianças e dos seus educadores na evangelização universal, especialmente das próprias crianças. Foi fundada em 1843 em Nancy (França) pelo bispo Carlos Augusto Forbin Janson com a finalidade de que “as crianças ajudem as crianças”, tornando-se este o lema da IAM. Procura ajudar os educadores a despertar e desenvolver progressivamente nas crianças uma consciência missionária universal e impulsioná-las a partilhar a sua fé e os meios materiais com as crianças necessitadas do mundo. Todos têm alguma coisa para dar e para receber.
O Secretariado Nacional das OMP tem apostado, nos últimos anos, na IAM, através da construção de materiais e de formação de animadores/as. Também o CMAB tem incentivado a criação de grupos de IAM nas paróquias da Arquidiocese de Braga.
Este ano, o CMAB propôs três encontros formativos para animadores/as da IAM: um encontro presencial a 3 novembro 2025, um encontro on-line no dia 19 de janeiro 2026 e um encontro presencial no dia 20 de abril 2026.
No mês de junho decorrerá um encontro diocesano da infância e adolescência missionária, com os grupos da IAM da Arquidiocese de Braga.


Partilhar