Arquidiocese de Braga -

4 dezembro 2025

S. Mamede de Este apresenta presépio movimentado com monumentos históricos da freguesia

Fotografia DM

DM

Iniciativa da paróquia, de 25 de dezembro a 4 de janeiro

A paróquia de São Mamede de Este, Arciprestado de Braga, preserva a tradição de abrir nesta época festiva, o presépio movimentado, uma vez mais com monumentos históricos da freguesia. Segundo informações da paróquia, o espaço vai estar aberto ao público em geral, nos dias 25, 27 e 28 de dezembro; e dias 1, 3 e 4 de janeiro, das 10h30 às 12h; e das 14h30 às 17h30. 

No entanto, a Paróquia faz saber que, para instituições e escolas, há disponibilidade de abertura para visita, nos dias: 26, 29 e 30 de dezembro e 2 de janeiro, sendo necessário agendamento prévio através do email da paróquia: [email protected]. Na nota de imprensa enviada ao Diário do Minho, os responsáveis referem que o presépio movimentado de Este São Mamede, tem como elementos centrais várias representações de monumentos históricos da freguesia e da cidade, entre eles o monumento do Coração Eucarístico de Jesus, situado no monte Chamor em Este S. Mamede; do Santuário do Bom Jesus do Monte, o seu escadório e elevador; assim como do Santuário de Nossa Senhora do Sameiro.

«Quem o visita pode ainda contemplar muitos lugares da freguesia, nomeadamente as capelas de S. Sebastião e de S. Simão, a igreja paroquial, a nascente do rio Este, bem como alguns ofícios, muitos deles já extintos, como a venda do azeite, a serração manual, a malhada do milho, a oficina do ferreiro, a subida ao bacalhau, a tecedeira e o estanca-rios, não descurando a atração central que é a gruta e cabana do presépio».

Entretanto, a Paróquia desafia os paroquiamos a criarem o seu próprio postal de Natal, com base no lema da mensagem do Advento da Arquidiocese de Braga “Jardim da Esperança – o meu sim criativo”.

A paróquia de Este S. Mamede sugere como «figuras de Esperança», Jesus, Maria, José, os pastores, Isabel, anjos e reis.