Arquidiocese de Braga -
20 janeiro 2026
Opinião
Rede Sinodal está disponível para fazer caminho em conjunto
Rui Saraiva
O II Encontro Sinodal Nacional organizado pela Conferência Episcopal Portuguesa reuniu no dia 10 de janeiro em Fátima responsáveis das dioceses e de vários organismos católicos. Cerca de 160 participantes, um ano após o primeiro encontro de 2025, partilharam as experiências vividas nesta fase de implementação das orientações do Documento Final da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, publicado em outubro de 2024.
Das conclusões deste encontro tomei atenção especial ao quinto ponto que refere a construção de “uma Igreja que comunica e caminha em rede”. “Uma Igreja que comunica e caminha em rede: consciente da importância das redes sociais e dos meios digitais para a evangelização e a comunhão, promovendo o trabalho em rede entre as dioceses e comunidades, com especial atenção ao protagonismo dos jovens como agentes ativos do anúncio do Evangelho”, refere o número 5 das conclusões do II Encontro Sinodal Nacional.
Este ponto fez-me logo lembrar a Rede Sinodal em Portugal. Comunicar e caminhar em rede, precisamente o seu objetivo primeiro. A 6 de janeiro de 2024, na Epifania do Senhor, nasceu este projeto, simplesmente como um site de informação sobre o Sínodo com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão”.
A iniciativa de avançar para este site colheu inspiração no espírito do livro “Não temos medo – Reflexões sobre a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e o caminho sinodal” que juntou a participação de 20 personalidades.
Da adoração do Menino Jesus, brotou a ação coletiva de um pequeno grupo de leigos e leigas de várias áreas profissionais, ao qual se juntaram vários sacerdotes e religiosas, que sentiram a necessidade de partilhar informação e reflexão sobre o Sínodo. Em www.redesinodal.pt. Eu procuro ser o coordenador.
Da sua ação de dois anos destaca-se o podcast “No coração da esperança” publicado no canal YouTube da Rede Sinodal. Uma iniciativa promovida através de uma parceria absolutamente inédita em Portugal ao unir vários órgãos de comunicação social, em particular diocesanos: Diário do Minho, Voz Portucalense, Correio do Vouga, Correio de Coimbra, A Guarda, 7Margens, Rede Mundial de Oração do Papa e Folha do Domingo. E tem ainda espaço no Vatican News.
Foram entrevistados os teólogos Tomáš Halík e João Duque, os sacerdotes Sérgio Leal, Paulo Terroso e Duarte Rosado, a médica Sílvia Monteiro, a jornalista Sónia Neves, a gestora Sofia Salgado e na entrevista do passado mês de dezembro o cardeal Américo Aguiar, bispo de Setúbal. Num total de 11 episódios houve tempo ainda para uma edição extra com o biógrafo do Papa Francisco, Austen Ivereigh.
Com espírito de serviço, a Rede Sinodal em Portugal continua disponível para fazer caminho em conjunto com a estrutura sinodal da Conferência Episcopal Portuguesa, na forma que se entenda mais eficaz, para produzir conteúdos, valorizando a participação das dioceses, paróquias, comunidades e movimentos, partilhando e comunicando reflexão num espaço comum, em acompanhamento próximo, amigo e motivador.
Creio que esta é uma boa ideia para vivermos mais juntos este caminho de implementação sinodal, como recordou recentemente o Papa Leão XIV na sua intervenção final no primeiro Consistório do seu pontificado nos passados dias 7 e 8 de janeiro. “Os laços entre nós são importantes”, sublinhou o Santo Padre. Comecemos sem demora.
Partilhar