Arquidiocese de Braga -
2 março 2026
Cresce apoio a crianças e jovens em situação de risco na Cáritas de Braga
Comunicação Cáritas Braga
A Cáritas de Braga acompanhou, no último ano, 222 crianças e jovens vítimas de violência doméstica (entre acolhimento de emergência e apoio psicológico) e, através dos projetos B!Equal-E9G e Proinfância, 150 menores em situação de exclusão social. No global, trata-se de um aumento de 84 casos em relação a 2024. Na área da violência doméstica, destaque, também, para o trabalho feito no Centro de Acolhimento de Emergência, que alojou 129 mulheres, em 2025. Já o gabinete de apoio à vítima - Espaço Igual - acompanhou 187 vítimas adultas, com 71 novos casos.
“Sabemos que crianças e jovens expostos a contextos de violência doméstica têm maior probabilidade de, no futuro, reproduzir ou aceitar relações abusivas. Por isso, é fundamental uma intervenção especializada e articulada, que vá além do acolhimento e trabalhe a dimensão emocional e relacional, contribuindo para quebrar ciclos de violência e promover trajetórias de vida mais seguras e saudáveis.” Raquel Gomes, Coordenadora das Respostas de Apoio à Vítima. Além das mulheres, foram também acolhidos 129 menores a cargo, no Centro de Acolhimento de Emergência. Em simultâneo, 57 beneficiaram também de acompanhamento psicológico no Espaço Igual, através da Resposta de Apoio Psicológico a Crianças e Jovens Vítimas.
Os dados reforçam a importância do novo centro de acolhimento de emergência para vítimas de violência doméstica que está a ser construído pela Cáritas de Braga. O projeto, apoiado pelo PRR, representa um investimento global de cerca de 1,5 milhões de euros, dos quais 665 mil euros terão de ser assumidos pela Cáritas de Braga. Até à data já foram angariados cerca de 75 mil euros.
Desta, forma, a instituição apela aos donativos na Semana Nacional Cáritas, que arrancou este domingo, 1 de março, e prolonga-se até dia 8. Em Braga, o peditório vai decorrer nas lojas Lidl no fim de semana de 7 e 8 de março e nas paróquias da Arquidiocese de Braga. Está, ainda, a ser preparado um dia aberto, a 4 de março, para quem quiser conhecer de perto o trabalho da Cáritas.
“Ao celebrarmos 77 anos de missão, evocamos as cinco mulheres fundadoras que, em 1949, deram início à Cáritas em Braga com coragem e sentido de responsabilidade social. Esse espírito mantém-se vivo e concretiza-se hoje em projetos estruturantes, como o novo Centro de Acolhimento de Emergência para vítimas de violência doméstica. Continuamos a desafiar-nos a adaptar e reforçar as nossas respostas perante as novas formas de pobreza e vulnerabilidade, mantendo-nos próximos de quem mais precisa”, reflete Ana Santos, presidente da Cáritas Braga.
Partilhar