Arquidiocese de Braga -

24 março 2026

Renovar regressa com a missão de entusiasmar Igreja bracarense

Fotografia DACS

DM - José Carlos Ferreira

A Arquidiocese de Braga vai realizar, nos dias 24 e 25 de outubro, a 3.ª edição do Renovar, sob o lema “Renovar é Missão”. A iniciativa, que foi apresentada ontem em conferência de imprensa com a presença do Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro, e dos padres Sérgio Torres, Marcelino Ferreira e Victor Araújo, vai decorrer no Fórum Braga, com o objetivo de aprofundar «a missão» da Igreja e envolver todas as paróquias num processo contínuo de formação e propostas concretas, entusiasmando-as à renovação, e para que a missão de levar todos a Jesus possa ser concretizada com leveza, sem forçar ninguém a nada. 

Na apresentação, o padre Sérgio Torres revelou que entre as novidades desta edição, destaca-se a presença de Tom Corcoran, cofundador do projeto católico “Rebuilt Parish”, na Diocese de Baltimore, nos Estados Unidos da América, que assegurará a «grande fatia» das conferências, e a colaboração em vídeo do padre Michael White. Será também apresentado o livro “Rebuild” traduzido para português, oferecendo às comunidades uma ferramenta prática para os conselhos pastorais e o trabalho paroquial.

Nesta terceira edição, a par das conferências, vão ser realizados nove workshops que vão responder a realidades diferentes. Aos jornalistas, o padre Sérgio Torres explicou que vão ser formações para os jovens, para as paróquias que têm grupos a reunir de forma regular, para paróquias que estão a tentar encontrar novas formas de comunicar com a música, formação sobre a Inteligência Artificial, sobre materiais já produzidos e que as comunidades podem utilizar de imediato. «Portanto, estamos tentar com estes workshops encontrar uma resposta mais ampla possível para as comunidades», disse.

A par disso, salientou o sacerdote, as conferências de Tom Corcoran também vão no mesmo sentido. «Nas reuniões que temos tido com ele, temos-lhe pedido: se eu estou numa comunidade como leigo com o meu pároco, ou meu pároco com o seu conselho pastoral e queremos dar um passo para encetarmos algum caminho de renovação pastoral, por onde é que eu começo? Quais são os alicerces desta renovação? Nós pedimos-lhe exatamente isso. São quatro pilares que ele vai apresentar», disse.

Inscrições

Para o 3.º Renovar, as inscrições vão decorrer em três fases. A primeira é de 25 de março a 15 de abril, estando todos as paróquias da Arquidiocese de Braga convidadas a inscrever um delegado neste período de tempo. Segue-se depois, a partir de 1 de maio uma segunda fase, aberta a todas as pessoas, e depois, no início de junho, uma terceira fase para pessoas de outras dioceses. Pretende-se que o Forum Braga fique lotado para este grande encontro. O padre Sérgio Torres lembrou que no primeiro encontro, em Braga, participaram cerca de 450 a 500 pessoas; no segundo, em Guimarães, o número quase duplicou para cerca de 950; agora, o objetivo é lotar o Fórum Braga, com capacidade máxima de 1432 lugares. A organização espera também ampliar a representação paroquial, depois de ter passado de cerca de 60 para 250 paróquias inscritas, aproximando-se do universo das 551 da arquidiocese.

Renovar é missão

O Arcebispo Metropolita de Braga realçou nesta apresentação que renovar, para a Igreja bracarense, é missão. «Estamos conscientes de que estamos a rasgar novos horizontes, novos caminhos, e o Renovar apresenta-se como um laboratório de sinodalidade, de um novo estilo de ser Igreja, para que sejamos mais fiéis ao Evangelho, no aqui e agora, da história, na complexidade do mundo que nos toca viver, fazendo propostas autênticas, alegres de Jesus», disse D. José Cordeiro. Mais do que um lema, o prelado salientou que “levar Jesus a todos e todos a Jesus” tem de ser uma atitude. «É um grande sonho, às vezes pode parecer uma utopia, mas é real, porque depende de mim, de ti, de cada um de nós, e é isso que procuramos fazer», acrescentou. D. José Cordeiro sublinhou que Renovar não é construir algo de novo. Mas, o que nos trouxe até aqui e olhar para o futuro com esperança, «com horizontes de Páscoa». O prelado reconhecendo o peso da tradição que por vezes dificulta o caminho, disse, que essa «é mais uma razão nesta riqueza de tudo o que nos trouxe até aqui, de podermos, com leveza, com a conjugação de todos», querer construir e peregrinar «com as dores próprias do caminho», mas, sobretudo, «com a confiança na presença da Páscoa, que é Cristo». D. José Cordeiro sustentou que o cristianismo cresce por atração, e é a partir das experiências consolidadas e de ferramentas validadas em muitas realidades «que ousamos continuar a propor e a acolher outras propostas para que esta atração seja cada vez maior», salientou.