Arquidiocese de Braga -
21 julho 2025
V Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Departamento Nacional Pastoral Familiar
O tema para o V Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que iremos celebrar no dia 27 de julho foi indicado ainda pelo Papa Francisco tendo por base a frase bíblica “Bem-aventurado aquele que não perdeu a esperança”. Neste Ano Jubilar, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos pretende ser uma “oportunidade para refletir sobre a forma como a presença dos avós e dos idosos se pode tornar um sinal de esperança em cada família e comunidade eclesial” (citando comunicado do Vaticano, divulgado em 04 de fevereiro). Assim, o DNPF vem, conforme sugerido pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, renovar o convite para “todos” celebrarem o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos 2025 “em cada diocese” e dedicar as celebrações desse domingo, dia 27 de julho, “aos idosos, promovendo visitas e oportunidades de encontro entre gerações”.
O Papa emérito Bento XVI ensinou-nos: “Que os avós voltem a ser presença viva na família, na Igreja e na sociedade. No que diz respeito à família, que os avós continuem a ser testemunhas de unidade, de valores básicos sobre a fidelidade a um único amor que gera a fé e a alegria de viver. Os chamados novos modelos de família e o relativismo alastrador enfraqueceram estes valores fundamentais do núcleo familiar. Os males da nossa sociedade… precisam urgentemente de remédios.
Face à crise da família não se poderia talvez recomeçar precisamente da presença e do testemunho daqueles (os avós) que têm maior consistência de valores e de projetos? De facto, não se pode projetar o futuro sem se basear num passado rico de experiências significativas e de pontos de referência espirituais e morais. Pensando nos avós, no seu testemunho de amor e de fidelidade à vida, recordamos as figuras bíblicas de Abraão e Sara, de Isabel e Zacarias, de Joaquim e Ana, assim como os idosos Simeão e Ana, nas quais podemos homenagear tantos idosos nas nossas paróquias, ou também Nicodemos: todos eles nos recordam como em cada idade o Senhor pede a cada um o contributo dos próprios talentos”.
Propostas de actividades entre avós e netos ou idosos e jovens/ crianças:
Proposta 1: Netos/Jovens/ Crianças escreverem uma carta ou texto ao Avô ou Avó ou Idoso ou gravar um vídeo (se Santa Ana e São Joaquim fossem vivos o que é que eles escreveriam a Jesus e o que é que Jesus lhes responderia).
Proposta 2: Avós ou Idosos escrevem uma carta aos netos ou a quem entendam, uma mensagem que constitui a possibilidade de “peregrinar” na memória e deixá-la como “testamento de vida”. Em qualquer das situações que escolham desenvolver, propõe-se que as cartas/mensagens escritas sejam entregues num encontro entre ambos (almoço, jantar, café, na visita de um ao outro no lugar onde estiverem).
Se quiserem registar o momento e enviar-nos para [email protected], teremos todo o gosto em partilhar no site do DNPF e nas nossas redes sociais.
Partilhar