Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
Andreia Araújo | Braga| 9 Abr 2020
Sempre Alerta para Servir!
Andreia Araújo, leiga voluntária missionária do projeto Salama! Cooperação Missionária Braga-Pemba
  © Salama! | Ocua, Pemba, Moçambique

Missão, aquela palavra que nos encaminha de imediato ao desprendimento e ao trabalho dedicado aos outros. Eu, particularmente, sempre senti vontade de partir e dedicar-me somente a uma causa. Todo o trabalho voluntário que fazia parecia-me sempre pouco e ficava sempre a sensação do “podia fazer mais”. Quando surgiu a oportunidade de partir em Missão através do projeto Salama! para a paróquia de Ocua, em Pemba, Moçambique, foi como se me sentisse pronta desde sempre. E as pessoas perguntavam se não tinha medo, ou se estava triste por deixar cá tudo para ir em Missão, e a verdade é que não, porque já estava há muito tempo pronta para partir. Olhando para trás percebo que, em grande parte, o Escutismo, que faz parte de mim e me ajudou a construir o meu carácter, quem sou hoje, ajudou-me muito nesta preparação ao longo da vida. É impossível falar de Escutismo e não falar na palavra serviço. Ser escuteiro é colocar-nos ao serviço dos outros a tempo inteiro, na nossa vida. Se adicionarmos a essa certeza o desprendimento e a faceta prática que o escutismo nos incute, então temos os ingredientes necessários para, havendo iniciativa, partir em Missão.

Ao chegar ao terreno, o sentimento de “casa” é imediato. A receção de braços abertos por parte da população, como quem recebe família, e nos enche de carinho ainda sem nos conhecer. Ocua é sem dúvida “casa”. A alegria das pessoas é contagiante, através de abraços, de música e de dança, pessoas que, mesmo tendo pouco e vivendo com poucas condições, vivem no verdadeiro sentido da palavra, dando outro significado a palavras como alegria, amor, família e partilha. O que importa é ser e estar, apenas isso, ações tão simples que nós tendemos a descurar a sua importância, esquecemo-nos tantas vezes que menos é sempre mais. Estar em Missão, concretamente na Paróquia de Ocua, reacende-nos no coração a alegria de viver, a importância de um gesto, um olhar, o significado de estar sentada uma tarde debaixo do cajueiro simplesmente a fazer companhia a alguém e recebermos essa presença de volta, sem trocar palavras. Faz-nos relembrar de que matéria a Humanidade é feita, faz-nos dar importância àquilo que realmente interessa, deixando para trás bens materiais e certezas que não são necessárias para viver; não esquecendo o isolamento a que somos sujeitos, que por vezes é atroz, mas que nos obriga a parar de verdade e a olhar para o mundo e para as pessoas de outra forma. Mas nesta circunstância encaixa-se o Escutismo novamente, que me ensinou a viver na Natureza, a conseguir lidar, desde criança, com o estar longe mas sempre confortável, a ser criativa e com pouco fazer muito, a ser prática e adaptar-me rapidamente a cada cenário novo na minha vida. Foi o Escutismo que me incutiu o sentido de Serviço que define, sem dúvida, o meu carácter. Ainda bem que assim foi, fui conduzida a uma experiência única, daquelas que nos marca o coração para sempre. Torna-nos pessoas diferentes, começamos a olhar o mundo de outra forma e aprendemos a comunicar melhor através da linguagem da humanidade: o amor!

Artigo publicado no Suplemento Igreja Viva de 09 de abril de 2020.

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para as Missões

Rua de São Domingos, 94b

Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui