Arquidiocese de Braga

Jeff Mitchell/Getty Images

19 novembro 2021

Notícia

A. Católicos ficaram “decepcionados” com acordos da COP26, diz Movimento Laudato Si’

Tomás Insua refere que o movimento global para cuidar da casa comum está “mais forte do que nunca e não vai parar”.

Kelly Sikkema

5 novembro 2021

A. Fé e ciência – a grande conversa

Artigo de Theodora Hawksley, secretária do projecto "Formando a Liderança Cristã na Era da Ciência", da Universidade de Durham.

Azzedine Rouichi on Unsplash

5 novembro 2021

A. Movimento Laudato Si' entrega petição à COP26

A petição pede que os governos estabeleçam “metas ambiciosas para enfrentar a emergência climática e a crise da biodiversidade”, limitem o aquecimento global a 1,5 graus Celsius e que se assegurem que “não há mais perda de biodiversidade”.

Alessandro Di Meo/NYTimes

3 novembro 2021

Notícia

A. Francisco diz que “não há tempo a perder” nas alterações climáticas

Numa mensagem para a cimeira COP26, o Papa pede acção imediata aos países.

27 outubro 2021

Notícia

A. Bispos escoceses desinvestem de combustíveis fósseis antes de cimeira climática

Aos bispos católicos juntam-se 72 outras organizações religiosas internacionais, da Austrália, Irlanda, Itália, Quénia, Nepal, Perú, Ucrânia, Reino Unido, os Estados Unidos e Zâmbia, num desinvestimento avaliado em mais de 4 mil milhões de euros.

20 outubro 2021

Notícia

A. 5 razões pelas quais os católicos se devem preocupar com a cimeira do clima COP26

As pessoas que mais sofrem com o aquecimento global são as que menos contribuíram para o problema e as que têm menos recursos para se adaptar e responder.

7 outubro 2021

Notícia

A. Francisco alerta para danos no clima e efeitos na vida

“Sem uma verdadeira ecologia integral teremos um novo desequilíbrio, que não só não resolverá os problemas, mas acrescentará outros”, disse o Papa.

30 setembro 2021

Notícia

A. Papa ao "Youth4Climate": A educação deve promover o cuidado com o meio ambiente

Papa Francisco envia uma mensagem de vídeo aos cerca de 400 jovens de 197 países que participam no encontro de três dias "Youth4Climate", que acontece em Milão, no norte da Itália.

Fundación Populorum Progressio

10 setembro 2021

A. Vaticano lança concurso para jovens artistas antes da COP26

A Fundação Populorum Progressio, sob a alçada do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, está a convocar criativos de todo o mundo o combate às alterações climáticas.

USGS

8 setembro 2021

Notícia

A. Líderes religiosos pedem colaboração entre igrejas na protecção da Criação

O Papa Francisco, o patriarca Ecuménico de Constantinopla e o arcebispo de Cantuária assinaram uma mensagem em que apontam o aquecimento global como uma questão urgente de sobrevivência.