Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 3 Dez 2019
Encontro Vocacional I juntou dezenas de participantes
Encontro Vocacional II acontece no dia 17 de Janeiro, às 21h00, em Amares, e no dia 18 de Janeiro, às 10h00, no arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.
  © DAPV

Os Arciprestados de Amares e de Vila do Conde e Póvoa de Varzim receberam o primeiro dos Encontros Vocacionais promovidos pelo Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga nos dias 29 e 30 de Novembro.

O encontro, subordinado ao tema “Vocação (fundamentação e sinais vocacionais)” aconteceu na paróquia de Ferreiros, às 21h00 de sexta-feira, e no Centro Pastoral Paroquial das Caxinas, às 10h00 de sábado.

Em ambos os casos contou com a presença de dezenas de participantes, entre sacerdotes, catequistas, coordenadores de grupos de jovens e outros agentes de pastoral.

Orientado por vários elementos do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional, o encontro, composto por diferentes dinâmicas e espaços de partilha e oração, procurou incidir sobre “a vocação enquanto chamamento dirigido por Deus a todos os homens, sem excepção”.

A partir de uma passagem bíblica relativa à vocação de Mateus, o Departamento recordou "os postos de cobrança" que devem ser afastados pelos cristãos para conseguirem seguir o Senhor.

Desde “a vocação primeira à Vida, passando pela vocação baptismal à Santidade”, o encontro procurou também promover a reflexão sobre “as vocações específicas que é possível encontrar na Igreja.

Os agentes de pastoral participantes foram ainda interpelados para a necessidade de termos a coragem de inverter a balança da nossa vida, renunciando a todas as moedas que nos afastam do chamamento de Cristo Jesus e colocando todo o peso no prato da nossa vocação, isto é, no parto do amor e do serviço, na entrega do nosso coração a Deus e aos irmãos, pois só desta forma encontraremos a verdadeira alegria e seremos capazes de nos «Levantar e Semear Esperança», ajudando também outros a responder a este chamamento, tal como nos desafia o Plano Pastoral da Arquidiocese Braga”, explicou o Departamento em comunicado.

Os mesmos Arciprestados receberão o Encontro Vocacional II, que acontece no dia 17 de Janeiro, às 21h00, em Amares, e no dia 18 de Janeiro, às 10h00, para os agentes de pastoral de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

O último destes encontros decorrerá no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga, no dia 1 de Fevereiro.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social