Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 1 Set 2020
Dia Mundial de Oração pela Criação assinala-se hoje
Começa hoje o Tempo da Criação, um mês para sensibilizar as comunidades para o cuidado do planeta.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Assinala-se hoje, 1 de Setembro, por iniciativa do Patriarca Bartolomeu, de Constantinopla, o Dia Mundial de Oração pela Criação. O Papa Francisco envolveu a Igreja Católica na iniciativa há cinco anos, depois da publicação da encíclica Laudato Si'.

Este dia marca também o início do “Tempo da Criação”, que decorre até 4 de Outubro, dia de São Francisco de Assis, com o tema “Jubileu pela Terra: Novos Ritmos, Nova Esperança”. Ao longo do mês serão várias as igrejas e organizações a promover iniciativas com vista à sensibilização das comunidades para o cuidar da "casa comum".

De lembrar que este é também um Ano Laudato Si', por iniciativa da igreja Católica, para comemorar os cinco anos de publicação da encíclica. Esta iniciativa termina em 2021.

A intenção do Papa Francisco para este mês, difundida pela Rede Mundial de Oração pelo Papa (RMOP), pede "respeito pelos recursos do planeta", assim como orações para que os recursos "não sejam saqueados, mas partilhados de forma justa e respeitosa".

De acordo com a RMOP, a oração do Papa sobre o cuidado da criação é "contundente", já que Francisco sublinha que os bens do planeta estão a ser espremidos.

"É por isso que ele encoraja todas as pessoas a tomarem consciência da grave «dívida ecológica», resultado da exploração dos recursos naturais e da atividade de algumas multinacionais que «fazem fora de seus países o que não é permitido nos seus.» Para o Santo Padre, essa situação é urgente: «Hoje, não amanhã, hoje, temos que cuidar da criação com responsabilidade»", cita a RMOP.

O Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, escreveu um artigo onde assinala a importância destes dias, adiantando que até ao dia 4 de Outubro será publicado diariamente no Jornal Diário do Minho um pequeno excerto da Encíclica com uma proposta de oração.

"Deixo o convite para uma paragem, neste reinício das atividades e em tempo de pandemia, que poderá mostrar como a natureza é fundamental para um equilíbrio sanitário. É mais uma oportunidade para interiorizarmos o respeito pelos bens criados e manifestarmos a gratidão a Deus criador por tanta coisa maravilhosa que nos foi concedida", apelou. 

 

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190