Arquidiocese de Braga -
10 novembro 2016
O que nos une a todos? A Casa Comum e a Causa Comum
CMAB
Sara Poças, Centro Missionário Arquidiocesano de Braga (CMAB)
Como é do conhecimento geral, o Centro Missionário Arquidiocesano de Braga (CMAB) está a organizar o I Fórum Missionário, que decorrerá já nos próximos dias 25 e e26 de novembro de 2016, em Braga, em colaboração com diversas instituições, movimentos sociais, religiosos e pessoas de boa vontade que se reconhecem responsáveis pela Casa Comum e pela Causa Comum. “O que nos une a todos?” será o mote principal para a reflexão. Diríamos que a novidade desta iniciativa, mais do que um evento, será também um processo baseado no trabalho de articulação, de reflexão e de planificação combinadas de ações coletivas levadas a cabo pelas diferentes organizações e movimentos que integram uma preocupação comum – a do agir local e a do pensar global - como “O sonho missionário de chegar a Todos” (Papa Francisco, Evangelli Guadium, nº 31). Já parou para pensar o que nos une a todos, no global e no local? Será apenas a Casa Comum? E a Causa Comum?
O Papa Francisco, através da Rede Mundial de Oração, todos os meses propõe uma oração universal. Curiosamente, todos os temas dos painéis do I Fórum Missionário são coincidentes com Orações Universais do Papa para 2016:
Países que acolhem refugiados - Para que os países que acolhem um grande número de deslocados e refugiados sejam apoiados no seu empenho de solidariedade.
Esta é uma questão que sempre existiu, mas só agora tomou proporções mediáticas! E qual é a nossa responsabilidade? Qual é a responsabilidade da nossa Diocese? Qual é a responsabilidade do nosso país? O que nos une a todos nesta causa? Esperemos que seja o nosso empenho de solidariedade global, que se concretiza no local.
Fraternidade no desporto - Para que o desporto seja uma oportunidade de encontro fraterno entre os povos e contribua para a causa da paz no mundo.
O desporto é um dos maiores fatores de convergência entre as pessoas! Mas será também uma oportunidade de encontro fraterno? Onde começa essa oportunidade? Não poderá ser mesmo na nossa comunidade? Será que ela é promotora de paz?
Respeito pelas mulheres - Para que, em todos os países do mundo, as mulheres sejam honradas e respeitadas, e seja valorizado o seu imprescindível contributo social.
Sabemos que o respeito pelas mulheres ainda não é uma Causa Comum! Mas será que é um dado adquirido na nossa comunidade? No nosso país? E eu, como homem ou como mulher, respeito e valorizo as mulheres?
Jornalistas - Para que os jornalistas, no desempenho da sua profissão, sejam sempre animados pelo respeito pela verdade e por um forte sentido ético.
A comunicação social tem o papel de nos informar na verdade, mas nem sempre nos une porque troca a informação relevante pela mediática. Já pensou na enorme potencialidade da comunicação social hoje? A que tipo de informação damos “audiência”? Qual é o nosso sentido crítico e ético ao escolher e analisar a informação?
Continuemos a refletir sobre estes temas tão atuais que nos (des)unem a todos numa Causa Comum e lá nos encontraremos no I Fórum Missionário! Não se esqueça de se inscrever!
Artigo publicado no Suplemento Igreja Viva de 10 de novembro de 2016.
Partilhar