Arquidiocese de Braga -

7 dezembro 2017

Breve conto de Natal

Fotografia Salama!

CMAB

Sofia Vilar, Leiga Missionária da equipa missionária Salama! na Paróquia de Santa Cecília de Ocua, Pemba, Moçambique

E, quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria.

Na mesma região encontravam-se uns pastores que pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite.

Um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor refulgiu em volta deles; e tiveram muito medo.

O anjo disse-lhes: «Não temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura.»

De repente, juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, louvando a Deus e dizendo:

«Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens do seu agrado.».

Nascimento de Jesus segundo o Evangelho de São Lucas (2, 6-14)

Depois da atribulada fuga a Herodes, Maria, Jesus e José vivem, agora, numa palhota de Mahipa, em Ocua.

Mas a Sagrada Família não pode, ainda, descansar no Presépio.

Maria não tem leite e não consegue amamentar Jesus.

José dirigiu-se, então, ao Zonal, que lhe falou, pela primeira vez, do Programa de Apoio ao Aleitamento Materno da Equipa Missionária de Santa Cecília de Ocua.

Tudo o que tinham de fazer era ir ter com um dos missionários e entregar-lhe a carta que, nesse mesmo momento, o Papá Aurélio, o Animador da Palavra da aldeia, se prontificou a escrever, atestando a família do Papá José como ativa na vida comunitária da paróquia.

Sem mais demoras, Maria enrolou Jesus numa capulana e colocou-o às costas e, os três, foram bater à porta da casa da Missão de Ocua.

Foram recebidos pelos Manos, que os encaminharam para uma breve consulta no Posto de Saúde Sandra Figueiredo – o posto da Missão, pelo qual a anterior equipa missionaria tanto lutou.

Após verificação do estado da vacinação do bebé e de confirmada a impossibilidade de a Mamã dar de mamar, a equipa inseriu Jesus na lista de bebés apoiados pelo Programa e convidou os Papás para uma sessão de esclarecimento sobre como preparar corretamente o leite de suplemento, com atenção a cuidados tão básicos como ferver bem o biberão antes e após cada toma.

Jesus recebeu mais um presente: um biberão – neste momento, bem mais útil que os presentes oferecidos pelos Reis do Oriente.

O bebé não gostou muito da tetina, mas lá se habituou à estranheza daquela mama de plástico e bebeu o leite quase todo. E ainda arrotou no final!

Agora, Maria, Jesus e José vão poder voltar para a sua casa e continuar a ser adorados.

Voltam à Missão na próxima semana, com o cartão de saúde do bebé em ordem, para acompanhamento do estado de saúde – especialmente nutricional - do bebé e da Mamã e para receberem uma nova latinha de leite de suplemento.

E, assim será até Jesus, já bem gordinho, comemorar seis mesinhos de vida.

Aí, a equipa missionaria mudará o leite de suplemento para um mais adequado à idade e ao peso do bebé, que começará a comer, também, papinhas e frutas.

Até que, entre os dez e os doze meses, Jesus, Maria e José já não precisarão mais do leite de suplemento.

Jesus crescerá forte e feliz e poderá ajudar o seu Papá na carpintaria e descansar no mais doce regaço da sua Mamã.

Artigo publicado no Suplemento Igreja Viva de 07 de dezembro de 2017.


Download de Ficheiros

IV_2017_12_07_net.pdf