Arquidiocese de Braga -

23 junho 2020

Athiana orera nikuwo!

Fotografia CMAB

CMAB

Apoie e divulgue o projeto Salama! através da Capulana

\n

Salama! é o projeto de cooperação missionária que une a Arquidiocese de Braga com a Diocese de Pemba-Moçambique, e que se concretiza particularmente na Missão/Paróquia de Santa Cecília de Ocua, considerada a paróquia 552, extraterritorial, da Arquidiocese de Braga.

Athiana orera ikuwo é uma expressão na língua macua, uma das línguas faladas no norte de Moçambique, e na paróquia de Ocua, que significa “mulher bonita com capulana”.

O CMAB tem apostado na elaboração de peças em Capulana, que é o nome que se dá, em Moçambique, ao pano colorido, que tradicionalmente é usado pelas mulheres para cobrir o corpo e a cabeça, fazendo de saia, e servindo também para carregar os seus filhos nas costas, para carregar trouxas e para inúmeras funções, como toalha, cortina, pano de mesa, etc., sendo um objeto de adorno que torna as mulheres ainda mais bonitas.

O CMAB tem disponíveis peças feitas em Capulana ou com aplicações neste pano, como bolsas com fecho, porta-moedas, totós e fitas para o cabelo, capas para cadernos e agendas, porta-lápis, algumas peças de roupa, e as máscaras comunitárias, que têm feito muito sucesso, não só em Braga mas em todo o país!

Pode adquirir estes produtos das seguintes formas:

1. Nos Serviços Centrais da Arquidiocese de Braga (Rua S. Domingos, 94B, Braga)

2. Na Livraria Diário do Minho (Rua de Santa Margarida, Braga)

3. Escolhendo o(s) artigo(s) e o(s) padrão(ões) pretendidos no Facebook do CMAB (https://www.facebook.com/centromissionario.arquidiocesanobraga/) ou no site do CMAB (http://arquidiocese-braga.pt/centromissionario/noticia/16688/) e contactar o CMAB via e-mail ([email protected]) ou via Facebook/Messenger e enviaremos pelo correio.

O valor da venda destes artigos, feitos por voluntárias, com muito amor e dedicação, destina-se à Missão de Ocua, através do projeto Salama! Agradecemos a todos/as os/as que têm contribuído por este meio, e por outros, para o projeto Salama!