Arquidiocese de Braga -

2 outubro 2020

Outubro em Missão... MISSÃO

Fotografia

CMAB

Começamos ontem o mês de Outubro, que a Igreja Católica designa por “Outubro Missionário”, por ser um mês dedicado às Missões. É um mês para lembrarmos que todos somos missionários desde o dia do nosso Batismo, e que a nossa missão pode ser ad gentes, jun

\n

Um testemunho...

A vida é missão

Não é fácil dizer em poucas palavras alguma coisa de interesse sobre Missão. Uma síntese da história poderá ajudar.
Sabemos que Cristo é o enviado do Pai que quis associar os Apóstolos à sua missão. Era a mesma interpretada por pessoas distintas mas a cumprir o mandato do “Ide”. Eles partiram e chegaram aos quatro cantos do império romano. Rapidamente deram uma fisionomia diferente ao mundo ocidental que ficou marcado por valores humanistas cristãos. 
A história foi manifestando variadíssimas iniciativas que configuram uma atitude de saída do interior das comunidades. As lutas com os muçulmanos, as cruzadas… realidades que hoje nos parecem desadequadas e um pouco longe do espírito evangélico. Os descobrimentos de novos mundos, protagonizados por países cristãos, levaram sempre a preocupação de dilatar a fé.
Seja como for, a missão era uma iniciativa entre tantas mas não era assumida como constitutiva da Igreja e que, como tal, deveria ser protagonizada por todos os cristãos. O Concílio Vaticano II, na sua redefinição da Igreja, abriu uma nova etapa e perspetivou novos horizontes que os Papas foram propondo. São inúmeras as intervenções que a Evangelii Gaudium se encarregou de assumir. “A intimidade da Igreja com Jesus é uma intimidade itinerante, e a comunhão «reveste essencialmente a forma de comunhão missionária». Fiel ao modelo do Mestre, é vital que hoje a Igreja saia para anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnância e sem medo.” (EG23). A Igreja define-se, assim, como missionária e os interpretes da missão são todos os cristãos. “A missão no coração do povo não é uma parte da minha vida, ou um ornamento que posso por de lado; não é um apêndice ou um momento entre tantos outros da minha vida. É algo que não posso arrancar do meu ser se não me quero destruir. Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo.” (EG273)
Missão hoje, para mim, está nestas duas citações. Tudo na Igreja é missão e todos são missão na Igreja. É um caminho que urge percorrer para ser o que Deus quer para os tempos de hoje. Nesta consciência, chegaremos, também, à responsabilidade de edificar a Igreja de Cristo onde ainda não foi anunciado. Mas, os velhos países cristãos são, inequivocamente, terras de missão.

Um Livro... Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco

Um Filme... A Missão

Um Olhar... A nossa paróquia de Santa Cecília de Ocua, na Diocese de Pemba, Moçambique.

Uma Música... “O melhor de mim”, Mariza


Download de Ficheiros

0014.jpg