20 outubro 2023

Descalçar as sandálias para sair de si

Fotografia Salama!

O Conquistador

Pe. Manuel Faria, Equipa Missionária Salama!

A vida missionária exige uma contínua adaptação aos povos e culturas para onde somos enviados!

É verdade que nos encontramos num país muito diferente. Os povos Macuas e Macondes, grupo étnico descendente de povos bantos do centro de África, são o grupo prodominante de Cabo Delgado. Nesta paróquia de Ocua, situando-se a sul de Cabo Delgado, predomina a cultura (e língua) macua.

Entre os dias 12 a 14 de outubro, a equipa missionária de Santa Cecília de Ocua, em Moçambique, participou do curso de inculturação para missionários. O curso aconteceu na casa dos Padres Passionistas, na Diocese de Pemba, onde estavam presentes cerca de 20 participantes, dentre esses religiosos, leigos e padres Fidei Donum.

Os “novos” missionários vêm de vários lugares do mundo, tais como: Brasil, Colômbia, Portugal, Congo, Espanha, Índia...

Neste curso pudemos aprender sobre a cultura islâmica e a sua influência em Moçambique, fomos introduzidos na cultura dos ritos de iniciação; tradições macua e maconde na província de Cabo Delgado e, no último dia, discutimos sobre a legislação moçambicana.

Os missionários são estrangeiros, por isso devem sempre “descalçar as sandálias”, viver e conhecer sem julgar a cultura de qualquer povo, e sempre iluminados pelo Evangelho. É a Palavra de Deus, como nos dizia a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, que “ilumina e transforma o coração na missão” porque, “a missão é d’Ele e nós somos simplesmente os Seus humildes colaboradores, «servos inúteis».”

A Igreja é por sua natureza missionária, mas para testemunhar a fé e promover sempre as sementes da vida e do “Verbo” precisa escutar, ouvir, acolher e esperar pelo diálogo.
Se ocidentalizados pelos nossos pré-conceitos e preconceitos, a missão torna-se de servir e não “ao serviço” do outro.

Quando colocamos os “pés ao caminho” com “o coração ardente”, então “anunciamos sem excluir ninguém, mas como quem partilha uma alegria.” (Exort. Ap. Evangelii gaudium, 14).

Artigo publicado no Jornal O Conquistador de 20 de outubro de 2023.

Download de Ficheiros

Conquistador n.º 657-14.png