Informações


Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
O Conquistador | Guimarães| 17 Nov 2023
O meu Jesus sorri!
Fátima Castro, Equipa Missionária Salama!
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Salama! | Ocua, Pemba, Moçambique

No Novo Testamento encontramos várias passagens onde Jesus se compadece do sofrimento humano… e, na sua humanidade, chora. Chorou a morte do seu amigo Lázaro. Chorou sobre os pecados de Jerusalém. Chorou, com voz alta e em lágrimas, pedindo a Deus se o podia salvar da morte (cf. Heb 5, 7). Jesus não só chorava como também ousou proclamar “felizes os que choram porque serão consolados”. E sorrir? Quando é que Jesus sorriu? Não encontramos, na Bíblia, nenhuma referência escrita que mencione que o “Filho de Deus” possa ter sorrido. Mas isso não significa que este aspeto da fisionomia humana não estivesse presente.

Sempre entendi que o sorriso (a alegria) - como um dos frutos mais doces do Espírito Santo - era a nossa qualidade mais divina. Rir e sonhar!

Porque também acredito que Jesus me sorri muitas vezes… e também deve dar umas boas gargalhadas quando, com Ele, partilho aqueles meus sonhos ou projetos mais ousados!

Acredito que, o meu Jesus, me sorri de volta sempre que entro na capela da missão e, enquanto me ajoelho perante o sacrário, olho para a cruz pousada no topo e Lhe digo “Salama, salama meu Jesus. Bom dia, meu Jesus”!

Ele deve devolver o sorriso. E eu saio de lá sorrindo com a certeza de que O vou encontrando ao longo do meu dia. Basta estar atenta.

E então vejo-O a sorrir nos nossos bebés que nos adormecem no colo, depois que um biberão de leite que lhes aconchega o estômago. Ou no rosto das crianças que, com voz fina e tão pura, chamam “Mana: emanka (manga), xumo (sumo)… bolacha”! Nessas alturas até acho que Lhe vejo um sorriso de orelha a orelha! Ou aquele animador de comunidade que ligava, religiosamente todos os domingos, apenas para saudar e a saudação vinha sempre em forma de gargalhada!

Oh, há alturas que até consigo ver, no rosto do meu irmão, o meu bom Jesus a dobrar o riso!

Até pode não sorrir na Bíblia, mas eu vejo-O a sorrir em/para mim.

E, há dias, em que também chora comigo. Porque a missão tem tanto de amor como de dor. E nesses dias, Ele abraça-me. Consola-me. E dá-me tempo… para voltar a sorrir.

Os dois!

Porque o meu Jesus chora… mas também sorri! E muito.

Artigo publicado no Jornal O Conquistador de 17 de novembro de 2023.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Palavras-Chave:
O Conquistador  •  Ocua  •  Pemba  •  Moçambique  •  Salama!
Departamento Arquidiocesano para as Missões
Contactos
Morada

Rua de São Domingos, 94b
4710-435 Braga

Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui