Arquidiocese de Braga

Amanda Perobelli/Reuters via CNS

5 setembro 2022

A. Igreja alerta sobre violência recorde contra indígenas no Brasil

O número de suicídios, 148, foi o maior já registado, segundo o relatório.

CNS / Amanda Perobelli, Reuters

2 setembro 2022

A. Na Ásia e na Amazónia, o sínodo dá voz aos católicos à margem

Christina Kheng, consultora da Conferência Jesuíta da Ásia-Pacífico, descreveu a experiência sinodal nos estados asiáticos como “bastante positiva em geral”.

Vatican Media

1 setembro 2022

Notícia

A. “Somos parte de uma natureza viva”: conversões nas visões do Papa e indígenas sobre a relação da humanidade com a criação

Escritos de Francisco dizem claramente que se deve “cuidar da casa comum, defendendo a natureza, defendendo os direitos, e não explorando, mas defendendo a criação de Deus”.

REPAM

29 julho 2022

A. Rede Eclesial Amazónica anuncia nova presidência, incluindo duas mulheres

Nesta nova etapa, foram criadas três vice-presidências como “parte de uma nova configuração após um profundo processo de diálogo”.

4 julho 2022

A. Cardeal Hummes, que inspirou o Papa com o nome de Francisco, faleceu

O cardeal franciscano, arcebispo emérito de São Paulo e prefeito emérito da Congregação para o Clero faleceu hoje aos 87 anos após uma longa doença.

EPA/RAPHAEL ALVES

17 junho 2022

A. Rede Eclesial Pan-Amazónica pede fim das mortes e destruição na região

Os responsáveis da região amazónica pedem “esclarecimentos sobre o desaparecimento de Bruno e Dominic”.

Pe. Luís Miguel Modino

31 maio 2022

A. Novo cardeal brasileiro destaca preocupação do Papa com a região Amazónica

Nascido em 1950 em Santa Catarina, no sul do Brasil, foi ordenado padre franciscano em 1978 – pelo cardeal Paulo Evaristo Arns, seu primo – e em 2005 foi ordenado bispo, nomeado para a prelatura de São Félix do Araguaia.

23 fevereiro 2022

Notícia

A. Segundo aniversário de “Querida Amazónia”, a pegada viva de Deus num povo a caminho

Processos de reforma na América Latina estão a ocorrer a partir dos quatro sonhos propostos pelo Santo Padre na exortação: um sonho social, um sonho cultural, um sonho ecológico e um sonho eclesial.

20 outubro 2021

A. Vaticano anuncia instituição da Conferência Eclesial da Amazónia

Francisco erigiu canonicamente a Conferência "como pessoa jurídica pública eclesiástica, com o objectivo de promover a acção pastoral comum das circunscrições eclesiásticas da Amazónia e incentivar a uma maior inculturação da fé no referido território".

Paul Haring

15 outubro 2021

Notícia

A. Michael Czerny: “Ser Igreja é ser sínodo, seja a percorrer o Amazonas ou a escalar as montanhas da Suíça”

Cardeal participou no XII Fórum de Friburgo da Igreja no Mundo, que teve como tema “O olhar de uma Igreja Franciscana desde o Sínodo da Amazónia”.