Arquidiocese de Braga

Etiqueta Igreja Sinodal

11 maio 2022

Notícia

A. D. Peña Parra: a sinodalidade segundo Francisco, o caminho do terceiro milénio

O tema foi aprofundado pelo substituto da Secretaria de Estado durante uma conferência na Universidade Católica de Lisboa: as assembleias sinodais são o lugar onde o povo de Deus escuta “o que o Espírito diz às Igrejas”.

Paul Haring/CNS

10 maio 2022

Notícia

A. Sínodo sobre a sinodalidade será “processo de discernimento espiritual”, dizem participantes

Participantes da assembleia realizada na semana passada sublinham que o sínodo já começou.

28 abril 2022

Notícia

A. Grande afluência às consultas sinodais de diocese africana

Organizador do processo sinodal na Arquidiocese Católica de Abidjan (Costa do Marfim) diz que 75% dos jovens e 80% dos adultos participaram nas consultas.

31 janeiro 2022

A. O risco de perguntar

O Sínodo contém alguns riscos e pode levar a Igreja a um ponto de viragem como nunca se viu nos últimos séculos. Estamos prontos para isto?

27 janeiro 2022

A. Tribunal Eclesiástico de Braga inaugurou Ano Judiciário

Tendo em conta a pandemia, o habitual almoço entre os participantes não se realizou.

17 janeiro 2022

A. Paróquias de Fafe e Fornelos iniciam processo sinodal

O encontro está também aberto a todos quantos desejem “caminhar juntos” em Igreja.

6 janeiro 2022

A. Uma Igreja sinodal e opções de mudança

A Igreja Católica pode regressar às assembleias democráticas, ao estilo Protestante, ou abraçar reformas que atribuam aos conselhos um papel na deliberação, mas não na tomada de decisões.