Arquidiocese de Braga -
20 abril 2008
D. Jorge Ortiga: Cón. Melo «foi grande durante toda a sua vida»

Fotografia
D. Jorge Ortiga
Missa de corpo presente será na segunda-feira às 16horas, finda a qual irá a sepultar.
Palavras de D. Jorge Ortiga à Agência Ecclesia
\nO Cónego Eduardo Melo Peixoto, uma figura marcante da Arquidiocese de Braga, faleceu hoje, aos 80 anos de idade, em Fátima.“É sempre difícil em poucas palavras sintetizar a vida de alguém que foi grande durante toda a sua vida”, explica D. Jorge Ortiga à Agência ECCLESIA.
Há 40 anos que D. Jorge Ortiga conhecia o Cónego Melo. “Sempre o vi como um homem apaixonado pelas causas a que se dedicava, que se sacrificava ao ponto de deixar as exigências humanas mais naturais para poder corresponder aos apelos que lhe eram dirigidos”.
A atenção aos mais carenciados é também lembrada. “Tinha um coração sensível e de igual modo se entregava a todos”, recorda o Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.
O Cónego Melo encontrava-se a participar num encontro de cursilhos da Cristandade, em Fátima.
“Os responsáveis trabalharam até à meia noite de ontem e hoje de manhã, estavam à espera do Cónego Melo. Como não apareceu, foram ao seu quarto. Ainda chamaram o INEM, mas o óbito foi confirmado”, explica D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga.
O corpo do Cónego Melo foi transportado para o Instituto de Medicina Legal de Tomar.
“Como é Sábado há ainda algumas dificuldades legais”, explica o Arcebispo de Braga que não sabe ainda confirmar quando o corpo do Cónego Melo será transportado para a Sé de Braga, local onde será velado.
Eduardo de Melo Peixoto nasceu a 30 de Outubro de 1927 em São Lázaro, Braga, e foi ordenado sacerdote em 1951, tendo depois assumido o papel de vigário-geral da arquidiocese durante vários anos, tendo renunciado ao cargo em 2002.
Foi feito Comendador por Mário Soares, tendo servido sob quatro Bispos e seis Papas.
Esteve ligado a vários sectores da vida bracarense, nomeadamente, ao futebol e a imprensa.
O seu corpo estará em câmara ardente na Sé de Braga domingo e segunda-feira.
A missa de corpo presente, presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, será na segunda-feira às 16horas, finda a qual irá a sepultar em jazigo de família no cemitério de Monte de Arcos (Braga).
in "Agência Ecclesia"
Partilhar