Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Pe. Sampaio Viana | 17 Jan 2020
D. Nuno ajuda a preparar visitas pastorais em Esposende
D. Nuno aconselhou a fazer "um percurso na direcção da colegialidade de paróquias”.

O bispo auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, participou recentemente na habitual reunião mensal dos sacerdotes que residem e/ou trabalham nas 15 comunidades paroquiais do arciprestado de Esposende. A principal finalidade foi a de ajudar o clero a preparar bem as visitas pastorais que vão decorrer naquele arciprestado entre Março e Maio.

O prelado afirmou que, "nas Visitas Pastorais, há o perigo da rotina, de que elas sejam só para cumprir calendário", havendo o "risco de se fazer as visitas sem se saber onde queremos chegar". "Caminhando passo a passo, não devemos dar um passo maior do que a perna, definindo onde queremos chegar", disse.

D. Nuno aconselhou a fazer "um percurso na direcção da colegialidade de paróquias: os pequenos grupos ou pequenas células não são um capricho do senhor Arcebispo", tendo recomendado que se façam três encontros prévios para as pessoas mais empenhadas nas paróquias: um com a presença do Arcebispo Primaz e do bispo auxiliar, outro com a presença do padre Tiago Freitas e outro ainda com a presença do padre Jorge Vilaça. Aconselhou também um encontro com os crismandos e outros jovens e outro encontro para a pastoral familiar.

Os três encontros ficaram marcados para os dias 31 de Janeiro, 21 de Fevereiro e seis de Março. Ficou também marcado um encontro com a presença do padre Sandro Vasconcelos, no dia 17 de Maio, para todos os jovens crismados.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social