9 junho 2020

Pastoral da Cultura lança novo ciclo de conferências

DACS

“Espiritualidade, Arte e Poesia: o ser humano procura o que está ao longe” é o tema dos meses de Junho e Julho.

A Pastoral da Cultura da Arquidiocese de Braga vai organizar mais um ciclo de conferências durante os meses de Junho e Julho. As videoconferências são organizadas em parceria com o Centro Regional de Braga da Universidade Católica e têm o tema Espiritualidade, Arte e Poesia: o ser humano procura o que está ao longe.

As sessões, nos dias 22, 25 e 29 de Junho e 2, 6 e 9 de Julho, terão início às 21h30 e estão abertas a todos. A participação é limitada e implica uma inscrição obrigatória, para realizar neste formulário.

O 'Espiritualidade, Arte e Poesia' será inaugurado com o poeta António Carlos Cortez, que reflectirá sobre a arte e espiritualidade na contemporaneidade. Segue-se o professor Seabra Pereira, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que apresentará, no dia 25 de Junho, os pontos de convergência na arte, na poesia e na espiritualidade.

A terceira sessão, que decorrerá no dia 29 de Junho, contará com o dramaturgo e presidente do Teatro Nacional São João, Pedro Sobrado, para reflectir sobre a espiritualidade e arte: o ser humano procura o que está ao longe. Já a sessão do dia 2 de Julho será dedicada à espiritualidade e a arte na transformação do tempo e do espaço, com o escritor Mário Cláudio.

Na quinta sessão, a 6 de Julho, o sacerdote e pintor Adelino Ascenso, que fez estudos de budismo em mosteiros tibetanos no Nepal e na Índia, ajuda a reflectir sobre o lugar da arte, o lugar da poesia e da pintura e o lugar da Vida. Na sexta e última sessão, a 9 de Julho, estará presente o actor e encenador Luís Miguel Cintra, que encerrará o ciclo de conferências reflectindo sobre a aprendizagem e competências comunicacionais por meio das artes.

Este ciclo de conferências é creditado como acção de formação para professores de grupos específicos de docência e limitado no número de inscrições. Os docentes deverão participar em pelo menos quatro das seis sessões para receberam a acreditação.