22 outubro 2020

“Por Deus mudei uma Vida” já está a fazer a diferença

Default Image

DACS

“Por Deus mudei uma Vida” é o projecto dos adolescentes da catequese de Santa Maria Maior, em Barcelos.

Antes da intervenção

Chama-se “Por Deus mudei uma Vida”, é o projecto dos adolescentes da catequese de Santa Maria Maior, em Barcelos, e já está a fazer a diferença.

Tendo como objectivos criar nos adolescentes valores como a solidariedade, a entreajuda, o respeito e a preocupação pelos outros, a iniciativa está, entre outros frutos, a permitir a criação de um ambiente habitacional digno e acolhedor "de forma a proporcionar vivências felizes, ajudando às memórias e recordações dos residentes".

Entre as actividades já realizadas e em curso estão a ida à habitação conhecida como a “Casa dos Pobres”, seguida de reflexão, reunião e estabelecimento de contactos que poderiam ajudar à sua remodelação – como a Autarquia, Junta de Freguesia e os Encarregados de educação –, pedidos de orçamentos para a remodelação e arranjo da habitação e marcação de entrevistas com as várias entidades.

As obras já estão em curso. Com a ajuda da União de Freguesias e de particulares, as obras do telhado já estão concluídas e estão a ser realizadas obras no interior da casa (paredes, chão, portas e janelas). Em breve estará pronta a ser habitada.

"Desta forma, acreditamos que os adolescentes irão criar um vínculo especial com a paróquia e as gentes que dela fazem parte, sentindo-se parte integrante, pois sentem-se activos e úteis. Será desta forma e com actividades deste nível que conseguiremos que os jovens sintam como se pode ser cristão, sendo diferente, em Barcelos", sublinham os catequistas envolvidos.

Depois da intervenção