23 novembro 2020

Jovens portugueses receberam símbolos da JMJ

Fotografia Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

DACS com Agência Ecclesia

“Queridos jovens, gritai com a vossa vida que Cristo vive e reina! Se vos calardes, gritarão as pedras.”

Foi neste domingo, dia 22 de Novembro, que foram entregues a Portugal os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), começando assim oficialmente a caminhada para a edição de 2023, em Lisboa.

No final da eucaristia na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco afirmou este é um passo importante na peregrinação que nos levará a Lisboa, em 2023”. Presentes estavam tanto a delegação com representantes das dioceses portuguesas como a delegação do Panamá, que acolheu a JMJ em 2019.

“Dirijo uma saudação particular aos jovens panamenhos e portugueses, aqui representados por duas delegações que, em breve, realizarão o gesto significativo da passagem da Cruz e do Ícone de Maria ‘Salus Populi Romani’, símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude”, referiu Francisco, que aplaudiu este momento simbólico.

O gesto simbólico passagem da Cruz dos jovens do Panamá para os de Lisboa estava previsto para o último Domingo de Ramos, mas foi adiado por causa da pandemia.

A Cruz Peregrina foi entregue a Fernando Vieira, da Arquidiocese de Braga, Guilhermino Sarmento, do Patriarcado de Lisboa, e João Amaral, da Diocese das Forças Armadas e de Segurança. Já as jovens Tatiana Severino, da Diocese do Porto, e Daniela Calças, do Patriarcado de Lisboa, receberam o Ícone de Nossa Senhora.

“Queridos jovens, gritai com a vossa vida que Cristo vive e reina! Se vos calardes, gritarão as pedras”, pediu o Papa às delegações presentes.

Celebração diocesana da JMJ passa para a Solenidade do Cristo Rei

O Papa anunciou ainda novidades relativamente à celebração da JMJ a nível diocesano.

“Passados 35 anos da instituição da JMJ, depois de ter ouvido o parecer de várias pessoas e do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida – que é competente no que se refere à Pastoral Juvenil – decidi transferir, a partir do próximo ano, a celebração diocesana da JMJ do Domingo de Ramos para o Domingo de Cristo Rei”, anunciou Francisco.

“No centro, continua a estar o Mistério de Jesus Cristo Redentor do homem, como sempre destacou São João Paulo II, iniciador e patrono da JMJ”, acrescentou o pontífice.