28 abril 2021

D. Jorge Ortiga apela a "maratona de oração pela pandemia"

Fotografia Ruben Hutarabat

Arcebispo Primaz quer fiéis a corresponderem ao repto lançado pelo Papa Francisco.

D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz, pediu hoje aos fiéis que correspondessem ao apelo feito pelo Papa Francisco: uma “maratona de oração pela pandemia” durante o mês de Maio.

Aprendemos, ou devemos aprender, muitas coisas com a pandemia. A primeira lição desta realidade é que vivemos num ambiente de real interdependência global. Somos verdadeiramente um corpo que, na diferenciação individual, se articula para o bem e para o mal de todos. Se isto acontece numa vertente terrena, os crentes sabem que existe uma outra dimensão que nos envolve para além da morte. A comunhão humana prolonga-se na eternidade, unindo-nos a todos os que partiram e, de um modo particular, aos santos e santas. Pertencem, também, a este corpo numa interacção permanente, começou por dizer.

O Arcebispo afirmou que os santos são "guias, amparos e intercessores", devendo ser um modelo de vida para todos.

Maria emerge como Mãe de Cristo e da Humanidade. Invocamo-la com diversos nomes. Sabemos que é saúde dos enfermos e consoladora dos aflitos. A devoção a Nossa Senhora é vivida todos os dias, mas de um modo muito especial durante o mês de Maria. As comunidades sempre se encontram para a louvar, agradecer e solicitar graças. O Papa Francisco solicitou aos cristãos do mundo inteiro que fizessem durante o mês que se aproxima uma «maratona de oração pela pandemia». Reconhecemos como é importante recorrer a Maria. Convido os cristãos e as comunidades a acolher o pedido do Papa, reunindo-se nas nossas igrejas e santuários, assim como nas famílias, pediu.

D. Jorge Ortiga lembrou ainda que, em tempos passados, era comum ouvir-se rezar o terço nas aldeias todos os dias, durante todo o ano. Sugeriu também o livro 31 Dias com Maria, disponível em formato digital, para ajudar a esta maratona de oração.

Espero e desejo que este mês de Maio seja uma verdadeira maratona de oração, onde todos encontramos tempo para «correr» por esta causa. Não podemos negligenciar a responsabilidade pessoal perante esta pandemia. Auguramos que a vacinação chegue a todos os portugueses e a todos os homens e mulheres do mundo inteiro, sem esquecer os países com maiores necessidades económicas. Como crentes, confiamos a Nossa Senhora esta causa e, por isso, rezaremos o terço com fé por esta intenção, concluiu.

Download de Ficheiros

Maratona de Oração