Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 20 Out 2021
Vaticano anuncia instituição da Conferência Eclesial da Amazónia
Francisco erigiu canonicamente a Conferência "como pessoa jurídica pública eclesiástica, com o objectivo de promover a acção pastoral comum das circunscrições eclesiásticas da Amazónia e incentivar a uma maior inculturação da fé no referido território".

O Vaticano anunciou hoje a instituição da Conferência Eclesial da Amazónia.

"O documento final do Sínodo sobre a Amazónia, no nº 115, propôs a criação de um «órgão episcopal permanente e representante que promovesse a sinodalidade na região amazónica». Durante uma Assembleia, realizada de 26 a 29 de Junho de 2020, os prelados interessados decidiram pedir à Santa Sé a erecção permanente da Conferência Eclesial da Amazónia", pode ler-se na nota publicada pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

O Papa Francisco terá instruído a Congregação para os Bispos a seguir de perto e acompanhar o processo, de forma a prestarem o auxílio necessário e a darem ao organismo uma "fisionomia adequada".

Assim, na audiência de 9 de Outubro concedida ao Prefeito da Congregação para os Bispos, Francisco erigiu canonicamente a Conferência Eclesial da Amazónia "como pessoa jurídica pública eclesiástica, com o objectivo de promover a acção pastoral comum das circunscrições eclesiásticas da Amazónia e incentivar a uma maior inculturação da fé no referido território".

Os Estatutos do novo órgão serão submetidos ao Papa Francisco "para a necessária aprovação no final do seu estudo".

Com o tema "Amazónia: novos caminhos para a Igreja e por uma ecologia integral", o Papa Francisco convocou uma Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região pan-amazónica, realizada entre 6 e 27 de Outubro de 2019, finda a qual escreveu a exortação apostólica "Querida Amazónia".

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social