Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 22 Nov 2021
Sacerdotes de Famalicão reunidos em momento de oração e formação
Encontro iniciou com a celebração da Eucaristia, na Igreja Paroquial, presidida pelo Arcebispo Primaz e concelebrada pelos sacerdotes do Arciprestado.
  © Arciprestado de Famalicão

O clero do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão reuniu-se no passado dia 17 de Novembro, quarta-feira, na paróquia de Ruivães, para o seu encontro mensal, naquela que foi uma manhã dedicada à oração e à formação, contando com a presença do Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga.

O encontro iniciou com a celebração da Eucaristia, na Igreja Paroquial, presidida pelo prelado e concelebrada pelos sacerdotes do Arciprestado. Como habitualmente acontece no mês de Novembro, a celebração foi de sufrágio pelos sacerdotes já falecidos oriundos do Arciprestado e por todos aqueles que também o serviram.

Durante a Eucaristia, que contou também com a presença das Confrarias da paróquia, D. Jorge Ortiga evocou o sufrágio pelos sacerdotes.

Rezou-se particularmente pelo Pe. Domingos Carneiro, falecido este ano, e D. Jorge Ortiga exortou a comunidade à qual o sacerdote presidiu durante vários anos a continuar o caminho por ele iniciado.

Lembrando o Sínodo para o qual o Papa convocou toda a Igreja, assim como o Plano Pastoral da Arquidiocese, o Arcebispo destacou ainda a sinodalidade que todos são chamados a viver.

O encontro prosseguiu no Centro Social de Ruivães com um tempo de formação orientado pelo Pe. Tiago Freitas, dedicado ao processo sinodal em curso que tem como tema “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação, missão”.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social